Arroz com feijão: uma dupla perfeita!
Um prato tipicamente brasileiro, o nosso feijão com arroz representa uma união de sucesso com um invejável arranjo de nutrientes. O que falta em um, o outro fornece e, assim, se completam. Unidos, oferecem uma excelente combinação proteica.
O arroz possui vários benefícios, pois é rico em vitaminas do complexo B , proteínas e ferro. É um alimento rico em amido, fornecendo energia e contribuindo para a absorção de proteína, além de ser um alimento de fácil digestão e raramente provoca alergias. O feijão, por sua vez, contém mais proteína do que qualquer outro alimento de fonte vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.
Em decorrência das características demonstradas, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). E tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre em aminoácido lisina, presente no feijão. Este, por sua vez, não apresenta o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz, daí a importância nutricional na formação proteica desta combinação tipicamente brasileira. O feijão também é rico em ferro e outros minerais.
Porém, vale lembrar que o corpo humano consegue absorver apenas cerca de 10% do ferro nos vegetais. Para que a absorção de ferro em vegetais seja aumentada é necessário o acompanhamento de alimento rico em vitamina C, como, por exemplo, suco de laranja, o que poderia elevar a absorção para até 40%.
Saber preparar o feijão é um detalhe importante e também causa dúvidas. A forma de preparo varia de pessoa para pessoa e depende do gosto de cada uma. Quem não está fazendo dieta pode adicionar carnes para dar um paladar mais saboroso, mas com moderação, já que elas são muito gordurosas. O mais saudável é cozinhar o feijão sem as carnes e fazer o refogado tradicional com cebola e alho, para evitar o consumo de calorias extras. A proporção ideal entre arroz e feijão é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.
O importante é não exagerar na quantidade, mas não deixar de comer estes dois alimentos nutritivos, sendo fonte de vários nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para uma alimentação saudável.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário