Sabor do Outono
Além da mudança na paisagem em muitos estados brasileiros, o outono também representa colheita e renovação nas plantações. Que tal abusar, ou melhor, comer à vontade, o que a natureza nos oferece? As frutas, verduras e legumes típicos da estação fazem bem à saúde e também ao bolso.
Com a chegada do outono, começa a safra de muitas frutas. Abacate, banana, caqui, coco, goiaba entre outras iguarias naturais são encontradas mais frescas e, normalmente, com preços menores. A abundância da estação é um incentivo a mais para o consumo desses alimentos, que colaboram, e muito, com a saúde. De modo geral, as frutas são ricas em vitaminas e sais minerais, essenciais para o organismo e também fornecem fibras, importantes para regular o intestino.
É a estação em que muitas pessoas costumam incorporar ao cardápio alimentos mais encorpados e bem temperados. Caldos, frutas secas e grãos são bem vindos, porém devem ser consumidos de forma moderada, já que o excesso é prejudicial ao organismo.
Os condimentos, muito utilizados para incrementar o sabor e o aroma dos pratos, desempenham papel importante no organismo por apresentarem propriedades medicinais e fornecerem pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Um exemplo, é o açafrão, muito utilizado na culinária espanhola, que além de conferir um sabor agradável ao prato ainda fornece algumas quantidades de manganês e vitamina B6.
O consumo de carne vermelha aumenta nesta época do ano e toma o lugar dos pratos a base de salada. Por este motivo é preciso tomar cuidado e evitar comer em excesso durante as refeições. O ideal é distribuir as calorias em várias refeições.
Veja os alimentos que estão na safra:
Legumes: Abóbora, abobrinha, batata, batata-doce, berinjela, brócolis, chuchu, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate e vagem.
Verduras: Acelga, alface e repolho.
Frutas: Abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, maracujá, melancia, pêra e tangerina.
Lembre-se que temperatura amena não é desculpa para se encher de gordura. Mesmo em temperaturas baixas, vale a máxima da nutrição: dieta saudável, equilibrada e combinação alimentar certa.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário