Nutrição - 20 de junho

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 19 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

"O inverno já está chegando..."

O inverno já está chegando e com ele vem um desânimo, dá mais vontade de ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e lógico mastigando alguma coisa. Mas por que será que no frio sentimos tanta vontade de mastigar? Por que será que engordamos mais no inverno do que no verão? Será que o nosso corpo está mais lento do que no verão?

No inverno, o corpo do ser humano precisa de maior quantidade de calorias para manter a temperatura corporal, e ainda aumentar a resistência orgânica. Percebe-se esta maior necessidade na vontade de comer alimentos mais quentes e no próprio aumento da ingestão de alimentos, especialmente os mais gordurosos e calóricos. Em função do frio, o organismo tem um maior gasto de energia para a manutenção da temperatura corporal e para compensar esse gasto energético é necessária uma maior ingestão de calorias, em torno de 20 a 30% a mais do que nos dias quentes.

Alimentos como frutas e saladas não são tão ingeridos nesta época, pois são alimentos que não aquecem o corpo. Os escolhidos são os quentes e mais calóricos, que promovem maior sensação de saciedade e fornecem mais energia, além de possuírem mais calorias. Vale a pena incluir na nossa alimentação diária refeições mais quentes e com poucas calorias, que irão permitir que nosso corpo se mantenha aquecido. Shakes ou frutas aquecidas, chás e sopas são opções interessantes que permitem o aquecimento corporal e a ingestão de poucas calorias. É a temperatura da comida, mais do que as calorias, que mantém o corpo aquecido.

Sopas e caldos podem ser consumidos, mas deve-se dar preferência às sopas de legumes e vegetais. Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico também são recomendados. Não é aconselhável misturar mais de um tipo de leguminosa. Caldos de vegetais são ótimos e não devem ser confundidos com os cremes batidos, que são altamente calóricos porque levam vários tipos de queijos e creme de leite. Os fondues devem ser preparados com queijos mais leves, como a ricota, o queijo minas tipo frescal e cottage.

Não é necessário abandonar as massas, porém sempre tenha legumes como acompanhamento. Algumas opções são: abobrinha verde com rigatoni, espinafre com espaguete, rúcula e tomate seco com penne, pizza com recheio de mussarela, tomate, palmito e rúcula, entre outras opções.

O chocolate quente pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma, ou então pode-se prepará-lo com leite desnatado e achocolatado.

Não deixe que a preguiça tome conta de você. Continue realizando atividades físicas e cuidando da alimentação, sem exagerar no consumo. Não despreze outras formas de se exercitar. Pular corda, lutar boxe e dançar (sem exigir acompanhante) são ótimas opções. Aproveite para levantar o seu astral e faça isto todos os dias.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade