Natal saudável
Se você acha que é impossível fazer uma refeição saudável na Ceia de Natal está muito enganado. Dá para fazer escolhas inteligentes e nutritivas evitando os excessos de gordura, açúcar e calorias e o perigo da contaminação alimentar.
Alternativas para a composição dos pratos são fartas e tão saborosas quanto a dos tradicionais. A ceia pode ser preparada com carnes magras como peru, chester, frango, tender magro e lombo. Peixe e bacalhau também são alternativas saborosas e nutritivas. Todas as carnes brancas devem ser assadas ou cozidas.
As frutas secas, como tâmaras, damascos, castanhas e figos não podem ser consumidos à vontade. Estas frutas da época são todas muito calóricas e devem ser consumidas com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim divide-se uma porção para a família toda e não se come tanto.
Quanto às bebidas, especialmente as alcoólicas, moderação é a palavra de ordem. Não é razoável passar de duas taças de vinho. Em relação aos doces, prefira os que contêm frutas e fuja de bolos recheados.
É bastante comum na época de festas que as famílias se reúnam para preparar os pratos da ceia com alguns dias de antecedência, mas isso não é recomendável, principalmente em um país quente como o nosso. O calor é propício para a proliferação de bactérias e por isso mesmo devemos preparar com a menor antecedência possível e o mais importante: manter tudo em geladeira. Caso algum prato necessite de muito tempo de antecedência no preparo, a melhor providência é congelar e descongelar somente na hora de consumir. Assim é possível conservar o alimento em boas condições e manter o sabor do alimento. Em cima da mesa, o ideal é que os alimentos não fiquem mais que 30 minutos.
No momento das compras, desconfie de preços muito baixos. Isso pode significar produto de procedência duvidosa, clandestino e ou fora das normas da vigilância sanitária. Evite comprar peixes e frutos do mar na rua. Prefira peixarias confiáveis e de tradição onde os pescados sejam sempre frescos.
Se for servir saladas que levem maionese, deixe o molho à parte para ser misturado apenas na hora do consumo. Se o molho de maionese for à mesa coloque o pote dentro de um vasilhame com gelo para conservar refrigerado.
A ceia natalina não precisa ser muito requintada e de alto custo, para ser saudável, nutritiva e gostosa. É importante conhecer algumas das propriedades dos alimentos, a fim de escolhermos melhor nossas preparações e assim, promover hábitos saudáveis.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário