Nutrição - 18 de abril

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 17 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

“Saiba mais sobre a doença celíaca”

Você tem alergia ao glúten? Muitas pessoas desconhecem os perigos desta doença e não consomem os alimentos certos.

O glúten é uma proteína encontrada em quatro tipos de alimentos. Esses alimentos são o trigo, a cevada, incluindo o malte que é um subproduto da cevada, a aveia e o centeio. Qualquer receita ou produto alimentar que apresenta, na composição, um desses alimentos, vai possuir o glúten mesmo que em pequenas quantidades. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, o que acarreta em prejuízos para a saúde. Essa doença é chamada de doença celíaca.

A doença celíaca se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten. O distúrbio geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida, podendo, no entanto, se desenvolver em qualquer idade, inclusive na fase adulta. Esta doença induz o organismo a produzir anticorpos contra o glúten. Eles atacam o intestino delgado, atrofiando-o, e, assim, dificultando a absorção de água e dos nutrientes dos alimentos. Pães, bolos e massas que tenham sido preparados de forma tradicional, industrializada, devem ser excluídos da dieta dos celíacos.

Acredita-se que a doença celíaca seja desenvolvida por pessoas geneticamente suscetíveis. Nessas pessoas, por exemplo, algum tipo de infecção viral ou por bactérias pode dar início à doença. Também, indivíduos com parentes de primeiro grau (pais, irmãos, filhos) possuem risco maior de tornarem-se celíacos.

Os sintomas podem variar entre: diarréia crônica, vômitos, irritabilidade, falta de apetite, déficit de crescimento em crianças, distensão abdominal e atrofia da musculatura glútea

A rigorosa manutenção da dieta com alimentos livres de glúten é o único tratamento efetivo atualmente disponível aos celíacos. Os alimentos permitidos são:

- Arroz e creme de arroz;

- Milho: farinha de milho, fubá, amido de milho ou maisena, flocos de milho, canjica, pipoca.

- Batata: fécula de batata.

- Mandioca: farinha de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo.

- As bebidas alcoólicas permitidas são o vinho, aguardente, espumante e saquê.

É possível encontrar diversas receitas que substituem a farinha de trigo pela farinha feita a partir dos alimentos permitidos como, por exemplo, a utilização de amido de milho.

As pessoas portadoras da doença podem identificar os alimentos que contêm glúten através do rótulo das embalagens. É importante também prestar atenção nos alimentos ingeridos, evitando ao máximo sua ingestão para evitar o aparecimento dos sintomas e consultar sempre um médico ou nutricionista.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade