Pistache
O pistache é um fruto semelhante à amêndoa, pertencente ao grupo das frutas oleaginosas e pode ser consumido como aperitivo, ou usado para fazer sorvetes, doces e salgados. Tal como outros frutos secos, o pistache é considerado um alimento muito saudável e funcional, pois os seus componentes têm um impacto positivo na nossa saúde, porque geram um efeito extremamente favorável.
O pistache possui como nutrientes o cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6, esta última fundamental para a produção de hormônios e o bom funcionamento cerebral. Também tem elementos que ajudam as células a produzir energia e que atuam na produção de hemoglobina, que transporta oxigênio ao sangue, além de auxiliar na reparação e cicatrização de feridas, por conta do zinco presente no fruto.
Sendo rico em fibra e em gordura monoinsaturada, que ajuda no aumento dos níveis do bom colesterol, está relacionado à redução de níveis do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol, beneficiando desta forma o coração contra doenças cardíacas.
Para pessoas que são vegetarianas é interessante acrescentar pistache em sua alimentação, por ser boa fonte de proteína.
Os frutos devem ser armazenados em recipientes hermeticamente fechados. Caso contrário, absorvem a umidade do ar e podem perder sua característica crocante. Se forem mantidos em geladeira ou no freezer, duram mais de um ano.
Lembre que para aproveitar as riquezas nutricionais de um alimento devemos comer pequenas quantidades diariamente. Não podemos exagerar num dia e não comer nada em outro.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário