Nutrição - 15 de agosto

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Livre-se do estresse com boa alimentação

Cada dia mais as pessoas estão sujeitas ao nervoso da rotina. Trabalho, estudos, problemas, enfim, o cotidiano acaba levando muita gente ao estresse. Aliás, ele nada mais é que a reação que o nosso organismo e a nossa mente têm quando somos defrontados por uma situação difícil ou excitante.

A grande maioria da população tem problemas gastrointestinais, e esses problemas são causados normalmente pela má alimentação, e pelo estresse do dia a dia. Na verdade, se as pessoas tivessem uma alimentação saudável, com produtos naturais, e diminuíssem a ingestão de alimentos industrializados, ficariam com o organismo mais limpo e não teriam tantos problemas gastrointestinais.

Pesquisas comprovam que o estresse é um dos principais responsáveis pelo aumento de produção de colesterol, assim como pode afetar alguns hormônios, levando ao aumento na fabricação de colesterol LDL e de triglicérides. Dores de cabeça, esquecimentos, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, músculos doloridos ou mãos frias e úmidas podem ser alguns dos sintomas.

As vitaminas do complexo B são as mais eficazes para restabelecer a energia e recuperar o organismo fragilizado pelos sintomas do estresse. Entre elas, as mais importantes são as vitaminas B6, B3, B1 e B12, a vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, e o ácido fólico, encontrado em alimentos como o brócolis, a lentilha e o feijão

branco. Além do magnésio, conhecido como o mineral antiestresse, por possuir propriedades que relaxam nervos e músculos.

A ingestão de açúcar e cafeína em excesso também dispara reações desordenadas no organismo. Recomenda-se diminuir a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, que são de difícil digestão e interferem na atividade neural. Chá preto, café, refrigerantes de cola, bebidas alcoólicas, frituras e doces são consideradas bombas que podem aumentar ainda mais o problema.

Para espantar o cansaço do dia a dia, nada como uma noite bem dormida. Durante o sono, um hormônio antioxidante chamado de melatonina é produzido. A melatonina remove os radicais livres do organismo e resulta em uma sensação de bem-estar e relaxamento. Para que o hormônio entre em ação, evite estimulantes, como café, chocolate e álcool antes de ir para a cama.

Uma atitude positiva e dinâmica em relação à vida é a chave para ajudar a combater o estresse. As pessoas que têm uma atitude deste tipo são cheias de energia e apresentam grande autoestima. Isto funciona como escudo eficaz para ajudar a se proteger contra os efeitos negativos do estresse.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade