Aprenda a comer salada
Para alguns comer salada é uma obrigação. Sem gosto nem charme, as folhinhas de alface acompanhadas de rodelas de tomate eram no máximo um degrau a ser galgado na direção da comida de verdade: uma bela massa, um filé suculento, um risoto caprichado. Mas com o verão chegando, o culto ao corpo saudável e a eterna briga com a balança, não tem jeito! Aos poucos, o que era obrigação foi virando uma apetitosa opção. Bonita, gostosa e servida em generosas porções, com ingredientes diferentes e molhos exóticos, a salada saiu definitivamente do segundo plano no cardápio e está entre os pratos principais no almoço e, muitas vezes, no jantar também.
Para atender aqueles que sonham emagrecer sem perder o prazer de comer, as receitas andam cada vez mais incrementadas, capazes de tentar até o mais convicto dos carnívoros.
Elas fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso organismo funcionar de forma adequada. Utilize folhas variadas ou se ainda não gosta de variar, coloque uma de cada vez. Pode ser: alface lisa ou crespa ou roxa ou americana, por exemplo. Sozinhas ou acompanhadas com rúcula, agrião, almeirão, couve bem fininha, repolho branco ou roxo. Acrescente a gosto: tomate, cebola, cenoura e beterrabas cruas ou cozidas, rabanete, chuchu, brócolis e por aí vai. As possibilidades são inúmeras e ainda tem os temperinhos e molhos. Não esqueça no prato um bom fio de azeite de oliva extravirgem.
Utilize a salada como prato único colocando sua proteína (frango, peito peru, atum, ovo cozido, queijo), seu carboidrato (grão de bico, milho, pão integral torradinho, arroz integral cozido e frio) e gordura (azeite, molho de salada, pasta de queijo ou tofu) junto com os vegetais. Desta forma certamente comerá vegetais com mais prazer.
Inclua vegetais cozidos caso não goste muito dos crus, eles podem facilitar o consumo de outros: vagem fica ótima com cebola e tomate, brócolis e couve-flor combinam com pimentão e alface temperados com molho de mostarda. Chuchu com tempero verde, ovo cozido picado acompanha muito bem folhas verdes e brotos temperados com molho shoyu.
As vitaminas e os minerais estão concentrados em determinadas cores. Então quanto mais colorido for o nosso prato, melhor, nutricionalmente falando, ele vai estar. E sem contar que estará apetitoso, porque a primeira parte da refeição está no olhar, então quanto mais bonito for o prato, mais vontade nós teremos de comê-lo.
Mas cuidado, existe muita salada com mais calorias do que um macarrão na manteiga. Ingredientes como queijo parmesão e molhos à base de azeite transformam qualquer prato light em uma refeição pesada. Também não adianta comer só folhas, mas encher-se de pãozinho antes e pedir uma sobremesa depois.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário