Licopeno: nutriente protetor
O licopeno é um carotenóide que dá a cor vermelha a alguns alimentos. Por ser um dos mais potentes antioxidantes, é importante na prevenção do envelhecimento precoce e de alguns tipos de câncer. Os antioxidantes são importantes contra os radicais livres, cuja produção excessiva pode provocar diversos danos celulares e sua evolução pode levar ao desenvolvimento de várias doenças.
Sua principal fonte é o tomate, mas ainda podemos encontrá-lo na melancia, goiaba, mamão, beterraba e pimentão vermelho. O tomate cru apresenta, em média, 30mg de licopeno/kg do fruto; o suco de tomate cerca de 150mg de licopeno/litro; e o catchup contém em média 100mg/kg21.
O conteúdo de licopeno dos tomates pode ser modificado durante o processo de amadurecimento e já foram observadas diferenças marcantes entre os vários tipos de tomates. Os tomates vermelhos, por exemplo, têm mais licopeno do que os amarelos. Sua biodisponibilidade aumenta depois do cozimento, assim sendo, as melhores fontes são molhos, sucos de tomate ou alimentos quentes que contenham o tomate em sua composição.
Uma alimentação rica em licopeno e antioxidantes de uma maneira geral, deve ser incentivada, tendo em vista os inúmeros benefícios comprovados por estudos diversos. Como prevenção, preconiza-se o consumo de dietas ricas em alimentos fontes de licopeno.
O zinco ajuda a melhorar a absorção de licopeno pelo organismo. Algumas fontes de zinco são: peixes e frutos do mar (principalmente as ostras), batatas consumidas com casca, carnes magras, iogurte e as leguminosas como o feijão e a soja.
Apesar de tantos benefícios, por outro lado temos que verificar a origem e qualidade do fruto em função do uso indiscriminado de agrotóxicos e o tomate é uma das culturas mais contaminadas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Recomenda-se então, comprar um produto de origem segura, lavar bem e descascar quando necessário.
Para obter efeitos positivos através dos alimentos é fundamental que o mesmo faça parte da sua dieta com frequência, não basta o consumo eventual.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário