Nutrição - 13 de junho

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 12 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nutrição x câncer

O câncer é uma doença cuja prevalência tem aumentado significativamente nos últimos anos.

A dieta é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos de câncer, atuando ao lado de outros aspectos como idade, predisposição genética, hábitos vida (como tabagismo, estresse e sedentarismo), e fatores ambientais (como a exposição ao sol e à poluição). Algumas pesquisas sugerem que pode ser possível evitar 35% dos casos de câncer apenas alterando a dieta.

Não se pretende proibir ou liberar o consumo de um único alimento, porque não existe alimento proibido (para a comunidade sadia) nem milagroso. Os bons resultados são oriundos de uma dieta consciente, pautada nos bons preceitos alimentares. Entretanto, os estudos mais recentes têm evidenciado que os indivíduos adeptos de uma dieta mais rica em vegetais, com uso racional de carnes e álcool apresentam menor predisposição ao câncer

A gordura, responsável pela obesidade e por problemas cardiovasculares, é uma das vilãs que propiciam a proliferação de células cancerosas. Sendo assim, carnes vermelhas, frituras (como os salgadinhos e os lanches fast-food), molhos com maionese, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas e outros alimentos devem ser evitados ou consumidos com moderação. O leite e seus derivados também são fonte de gorduras, mas como também são fontes de vários outros nutrientes importantes (como o cálcio) aconselha-se então moderação em seu consumo.

O álcool também aparece como vilão nas estatísticas de acometimento da doença em questão, mesmo que alguns estudos digam que uma pequena quantidade de bebida alcoólica não destilada (vinho, por exemplo) pode ser favorável ao bom desempenho do organismo.

Defumados e churrascos, são impregnados pela fumaça do carvão, rica em alcatrão, o qual possui ação carcinogênica. Carne de sol, peixes salgados e outros alimentos preservados em sal são associados ao câncer de estômago. Cuidado com o armazenamento dos alimentos, pois de forma inadequada pode levar à formação de fungos e bactérias capazes de produzir toxinas cancerígenas.

Assim, para a manutenção da saúde recomenda-se a adoção de hábitos saudáveis, alimentação diversificada sem exageros, substituição (pelo menos parcial) de carne vermelha pela branca, em especial dos peixes, consumo de alimentos integrais, preferência pelos alimentos naturais, não ingestão de bebidas alcoólicas, não fumar e prática de atividades físicas com regularidade.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade