Prepare-se: o verão está chegando!
Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Ocorre uma diminuição do metabolismo basal em relação às necessidades do inverno, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída. Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva.
Algumas pessoas se sentem indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.
É muito importante no verão aumentar o consumo de líquidos, pois o corpo perde muito com a transpiração. O consumo de água, chás gelados, sucos e líquidos em geral ajudam a repor a água do corpo. Frutas e verduras também são fontes importantes de minerais que se perdem facilmente na transpiração, por isso deve-se ter a preocupação com a hidratação e a reposição destes minerais.
Outros alimentos importantes que devem estar no cardápio são os legumes, verduras e o consumo de azeite de oliva nas saladas bem como na preparação dos alimentos. Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem em sua composição nutricional alta concentração de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de zinco e selênio, que são importantes antioxidantes.
É preciso ter cuidados com o consumo excessivo de sal, principalmente o oculto (aquele presente nos molhos, salgadinhos e nas conservas). O consumo de sal pode elevar a pressão arterial – um perigo aos indivíduos hipertensos.
Um ponto importante é quanto à conservação dos alimentos nesta época. Alguns alimentos não necessitam de refrigeração, portanto, não precisam ser armazenados na geladeira. É o caso de enlatados e industrializados não perecíveis como cereais, massas (desde que não sejam frescas), arroz, feijão, açúcar, sal e óleo. Alguns tubérculos como batata, batata-doce, mandioca e inhame também podem ser guardados em temperatura ambiente, assim como algumas frutas que ainda não estejam maduras e a banana. Porém, alimentos já preparados devem ser guardados na geladeira em recipientes fechados, para evitar contaminação e odores.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário