Nutrição - 12 de Setembro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

É possível comer bem fora de casa?

As refeições em restaurantes podem ser altamente calóricas e de pequeno valor nutricional. Planejar antecipadamente o que comer pode evitar armadilhas nutricionais e proporcionar opções mais saudáveis. Cada vez mais há à disposição, opções de lanches práticos e de empresas preocupadas em oferecer alternativas saudáveis para quem se preocupa com a boa alimentação. Nos restaurantes a variedade de alimentos oferecidos é imensa. Portanto, basta ter cuidado, apenas na hora de montar o prato.

Os restaurantes por quilo têm a vantagem de oferecer pratos variados e permitir boas opções. Dê preferência às preparações grelhadas, assadas e com pouco molho, pois possuem valor calórico menor em relação às preparações mais elaboradas.

Procure ver todas as opções antes, e evite pegar um pouquinho de cada coisa para não exagerar na quantidade de comida. Escolha sempre um alimento de cada grupo. Uma porção de salada, de legumes, de cereais e de proteína. É importante estar atento para não exagerar nos alimentos do mesmo grupo. Por exemplo: dois carboidratos (arroz e macarrão) ou duas proteínas (carne e ovo). Lembre-se sempre que os legumes e verduras são as opções mais saudáveis.

Inclua um cereal como arroz normal ou integral e combine-o com uma leguminosa para deixar seu prato mais equilibrado e completo, então escolha o de sua preferência (ex: feijão de qualquer tipo, ervilha, lentilha, grão de bico, etc.), na hora de escolher a carne, opte pela magra e tire sempre as gorduras aparentes. Evite, sempre que possível, as frituras em geral, pratos à milanesa e à parmegiana. O peixe é sempre uma boa opção, no entanto se ele for frito alguns benefícios podem ser anulados.

Para acompanhar massas, prefira molhos ao sugo, bolonhesa ou manjericão. Evite massas recheadas (lasanha, caneloni, rondeli) e aquelas com molho branco ou com manteiga. Evite o couvert, pois é muito calórico e possui excesso de gordura.

Na churrascaria, comece sempre pelas saladas. Elas promovem uma sensação de saciedade mais rápida com poucas calorias. Uma salada de folhas verdes sem queijos ou ingredientes gordurosos é uma ótima opção. Evite temperar com excesso de azeite e molhos prontos. Maminha, alcatra e fraldinha são as carnes mais indicadas se você deseja um churrasco leve. Uma opção é o peixe temperado com sal e limão ou frango sem gordura e sem pele.

Não há necessidade de evitar a sobremesa, mas dê preferência às sobremesas de frutas, sobremesas mais leves (salada de frutas, creme de frutas com iogurte e granola, sorvete de frutas, mousse de frutas). Evite tortas muito recheadas e açucaradas.

Na dúvida, deixe o seu prato bem colorido, com preparações que te faça comer com os olhos e evite repetir.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade