Nutrição - 11 de julho

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 10 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nutrição na infância

Durante os primeiros anos de vida a alimentação é um dos fatores mais importantes para o crescimento, desenvolvimento e saúde da criança.Os alimentos devem ser proporcionados em qualidade e quantidades suficientes, para suprir as necessidades básicas. A dieta de uma criança necessita de um planejamento especial - as necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais.

Os alimentos devem ser oferecidos à criança para que ela aprenda a gostar. Se houver recusa no primeiro contato, deve-se insistir em outras vezes, pois novos alimentos têm sabores diferentes e, podem provocar caras-feia, mas com o decorrer do tempo o sabor passa a ser apreciado pela criança.

Devemos saber que uma criança normal e saudável come sem protestar. Por esse motivo, a criança não deve ser forçada a comer. Se existe algum tipo de resistência ao ato de se alimentar, isso acontece por algum motivo o qual deve ser investigado. O motivo pode ser, por exemplo, a necessidade de despertar a atenção dos pais. As crianças apreciam essa atenção e muito cedo aprendem que recusar a comer é uma boa maneira de se conseguir obtê-la.

Apresente apenas um alimento novo a cada refeição, junto com os outros que seu filho já está habituado. Assim fica mais fácil experimentar. E faça esta apresentação no início da refeição, quando a fome é maior. Converse com ele sobre o alimento novo, explique de onde veio, conte uma história, enfim, desperte a sua curiosidade. Ofereça o leite para a criança duas horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar). O cálcio (presente no leite) diminui a absorção do ferro contido nos alimentos, podendo levar a criança a ter anemia.

Cuidado com brigas e ameaças durante as refeições, e também as famosas recompensas baseadas em sorvetes, bolos, doces, por comerem frutas e legumes. Este sistema de recompensas e subornos vai apenas enfatizar os alimentos que não são importantes e fazer com que as frutas, legumes e vegetais se tornem o vilão da história.

É importante ressaltar que o padrão alimentar é influenciado pelos hábitos culturais e familiares. Avalie se os alimentos que fazem parte do cardápio familiar são realmente saudáveis. Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade