Nutrição - 10 de abril

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 09 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Benefícios do Quiabo

Quiabo, quimbombô ou gombô são alguns dos nomes dados ao fruto do quiabeiro, todos eles de origem africana. Ao que tudo indica, o quiabo chegou ao Brasil junto com os escravos trazidos da África e desenvolveu-se muito bem por aqui.

É um vegetal de alto valor nutritivo. Contém boa quantidade de vitaminas A e C e do complexo B. Além disso, é rico em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e cobre. Por tudo isso e por ser de fácil digestão, o quiabo é recomendado às pessoas com problemas no aparelho digestivo.

Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois ficam escuros e deterioram-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos. Nesta condição, ele pode ser conservado por até uma semana.

O quiabo é uma hortaliça de fácil preparo. Não é preciso descascá-lo; somente remova as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, porém, também pode ser consumido cru, quando os frutos são pequenos (menores que cinco cm de comprimento), tenros e recém-colhidos. Tradicionalmente utilizado no preparo de pratos típicos como frango com quiabo, caruru e com costelinha de porco, o quiabo também é saboroso no preparo de saladas frias com tomate, pimentão e cheiro verde.

A substância gelatinosa do quiabo (a famosa baba) é uma mistura de proteínas e fibras solúveis, sendo que as ultimas são o segredo na redução do colesterol. Esse gel também contribui para a integridade das paredes intestinais, além de facilitar o trânsito digestivo e melhorar a absorção de nutrientes dando uma força ao sistema imunológico.

Sua viscosidade não agrada algumas pessoas, mas é uma forma excelente de espessar sopas e ensopados. Para evitar essa secreção viscosa que o quiabo libera à medida que cozinha, o jeito é cozinhá-lo no vapor ou escaldá-lo até que fique macio.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade