Nutrição - 03 de janeiro

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 02 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Água de coco: o que essa água tem?

Se você não dispensa uma saborosa água de coco gelada, pode ficar ainda mais feliz: essa deliciosa bebida pode fazer maravilhas por sua saúde.

A água do coco é encontrada em maior abundância no coco ainda verde e as quantidades dos nutrientes variam de acordo com o estágio de maturação da fruta. Quanto mais amadurecido, maior a quantidade de gordura e quanto mais verde, maior a quantidade de vitamina C.

Por ser fonte de minerais como sódio e potássio, é excelente para o verão, pois repõe rapidamente as perdas desses minerais através da urina e pele, e ainda evita a desidratação. Mas outros minerais são encontrados na água de coco, tais como cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas últimas são consideradas poderosos anti-oxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

Ideal para os dias quentes, a água de coco ajuda no funcionamento do intestino, pois é rica em potássio, e não apresenta grande quantidade de calorias (22 para cada 100 ml). Além disso, por possuir composição semelhante à do plasma sangüíneo, essa bebida pode atuar como soro fisiológico, prevenindo casos de diarréia com risco de desidratação.

Para quem tem diabetes, hipertensão ou deficiência renal o consumo de água de coco deve ser controlado devido à quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, que podem agravar o quadro da doença.

Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. À medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. O coco verde está adequado para consumo quando sua casca é fibrosa e carnuda, com um tom esverdeado e se o núcleo está bem duro. Além disso, a polpa deve apresentar-se tenra com consistência cremosa.

Para saber se o coco seco está em boas condições, bata com uma moeda na casca: se ele estiver fresco, o som será estridente; se o som for oco, ele está estragado. Quando fechado, o coco verde conserva-se por dois meses. Depois de aberto, a polpa deve ser consumida no mesmo dia ou guardada em recipiente tampado na geladeira, por até cinco dias. Uma vez exposta ao ar, a água de coco perde rapidamente grande parte de suas propriedades nutricionais, passando logo para um estado de fermentação.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade