Nutrição na Menopausa
Irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição dos níveis dos hormônios sexuais e presença de alguns sintomas como suores noturnos, ondas de calor, perda da lubrificação vaginal, depressão, irritabilidade, ansiedade e insônia são alguns dos incômodos da menopausa e que ocorre de dois a quatro anos antes da última menstruação. Um aliado natural nesse momento pode residir nos alimentos, como grãos, cereais integrais, frutas e hortaliças que podem auxiliar no tratamento da menopausa.
Tenha uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas. Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça são fontes excelentes de fitoesteróis.
Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio. Beber bastante água vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.
Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos. Aumente o consumo de alimentos que são fonte de cálcio (leite e iogurte desnatado, queijos brancos e magros, soja e derivados). Tome de 3 a 4 copos de leite ou iogurte desnatados todos os dias. Não consuma na mesma refeição alimentos fonte de cálcio (leite, queijos e iogutes) e alimentos fonte de ferro (carnes). O ferro prejudica a absorção do cálcio. Evite as bebidas alcoólicas e ingira menos café, chá mate, chá preto, e refrigerantes que contêm cafeína como Coca-Cola e guaraná, pois os taninos presentes no café e nos chás preto e mate prejudicam a absorção do cálcio.
A dieta deve ser bem fracionada, o que evita o ato de ficar beliscando entre as refeições, favorece o funcionamento intestinal e a absorção dos nutrientes. É importante também evitar alimentos gordurosos, doces, açúcar simples, frituras, optando por opções mais saudáveis e menos calóricas.
É importante ressaltar que não se deve tomar nenhum medicamento ou suplemento nutricional por conta própria. Faça acompanhamento com um médico e um nutricionista.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário