Núcleos Criativos do Senac Rio Fashion Business terão 50 marcas de 12 regiões do Estado do Rio

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Cinquenta marcas, um aumento de 30% em relação à edição de maio, apresentam, de 10 a 13 de janeiro, nos estandes dos Núcleos Criativos da edição outono-inverno 2011 do Senac Rio Fashion Business, na Marina da Glória, a criatividade e a diversidade cultural de 12 grandes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Os núcleos cresceram 50%, com a inclusão de São Gonçalo, Nova Friburgo, Angra dos Reis e de Tecidos e Vestuário da capital. Suas marcas se juntam a confecções de Petrópolis, Teresópolis, Niterói, Cabo Frio, Três Rios, Miguel Pereira, Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença, Campos e Itaperuna para mostrar coleções de moda feminina, masculina, infantil, homewear, beachwear, sapatos, bolsas e bijus.

Felipe Rocha, coordenador dos Núcleos Criativos, que seleciona e orienta as marcas sobre tendências da moda, destaca como novidades da mostra “a aposta na moda infantil, com três empresas da capital e uma do interior, e no estilo homewear, a roupa para quem trabalha em casa, mais descontraído, mas não pode fazer feio numa saída à rua”, com quatro empresas.

Os 12 estandes virão com nova roupagem visual. Na decoração padronizada, serão separados por parede com a logo de cada Núcleo e as localidades que representam, além de uma cor da cartela de cores Pantone da estação.

O preço do sucesso - Os Núcleos Criativos são uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RJ para apoiar a inserção da moda carioca e fluminense junto aos milhares de compradores nacionais e internacionais presentes à maior bolsa de negócios da moda das Américas. Felipe adianta que nesta edição algumas confecções que estiveram na mostra primavera-verão em maio de 2010 não estarão presentes. Isso porque que as encomendas foram tantas que as marcas tiveram de se concentrar para atender às entregas da presente estação. “É o preço do sucesso”, resume.

Para o superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ, Laumar Mello Júnior, a ampliação de oito para 12 no número de regiões apoiadas pelos Núcleos Criativos traduz o esforço do Sistema Fecomércio-RJ em fomentar o maior número de empresas das mais variadas regiões do Estado do Rio, e confirma o “comprometimento do Sistema Fecomércio-RJ e dos sindicatos locais com o desenvolvimento do mercado da moda”. Para isso, ao longo do ano há um processo de seleção e capacitação, que inclui a preparação de empresas em temas como, por exemplo, a “precificação dos produtos” para que pequenas empresas do Estado possam conquistar compradores nacionais e estrangeiros na bolsa de negócios, explica.

Programa de capacitação - Diante do sucesso progressivo das micro e pequenas empresas presentes a cada edição do Senac Rio Fashion Business, o superintendente de Produtos e Serviços da Fecomércio-RJ anunciou que em 2011 o programa será intensificado. Entrevistas individuais de avaliação serão feitas com as marcas já selecionadas, para valorizar o talento e a qualidade do produto criativo, e também identificar as dificuldades de cada uma.

A cada trimestre, haverá workshops em grupo – que poderá ser ampliado em cada região. Em seguida, a assessoria direta de especialistas cuidará do “banho de loja”. Ou seja, uma repaginação dos pontos de venda, com sugestões de melhoria na iluminação, na vitrine, na exposição dos produtos, e no fluxo dos clientes. Tudo com o objetivo de gerar mais emprego e renda nas empresas das regiões do Estado do Rio inseridas na cadeia de moda, afirma o superintendente do Sistema Fecomércio-RJ.

O mercado de roupas e acessórios do Rio é o terceiro empregador do Rio de Janeiro e o segundo no Brasil, responsável por mais de três milhões de empregos formais no Estado. O Senac Rio Fashion Business é uma realização do Sistema Fecomércio-RJ, que investiu R$ 16 milhões nesta 17ª edição, com a mostra outono-inverno 2011.

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