Nesta quinta-feira, 16, a partir das 20h, o Instituto Francisco Faria e o núcleo da banda Euterpe Friburguense promovem o encerramento festivo da segunda turma de jovens estudantes de iniciação musical. Quinze alunos participarão da solenidade de entrega de certificados de conclusão do curso, que tem como instrutor o músico, compositor e arranjador Tiago Vidal Corrêa.
A cerimônia integra as comemorações pela Semana da Criança e promete ser marcada pelo clima de alegria e confraternização. Os formandos apresentarão um repertório especial tocando flautas-doces, enquanto o aluno Ygor Azevedo (que concluiu a iniciação musical ano passado) também se apresentará tocando violão e guitarra. Destaque também para os jovens músicos da banda Euterpe, como Guilherme Tardin (flauta), Lucas Coutinho (trombone) e Tiago Silva (trompa), que tocarão ‘Vou vivendo’, de Pixinguinha; "The Trumpet Tune” (de Purcell) e ‘Canon em Ré Maior’, de Pachelbel, respectivamente.
Vale destacar que a parceria entre a Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense e o Instituto Francisco Faria, braço de inclusão social da Stam Metalúrgica, foi firmada em maio do ano passado, proporcionando aulas de iniciação musical aos colaboradores e dependentes da indústria, bem como à comunidade do distrito de Conselheiro Paulino. A iniciativa está inserida num amplo projeto de disseminar o ensino da música, através de núcleos comunitários pela periferia do município.
Os alunos concluintes
Entre os jovens que receberão seus certificados na solenidade desta quinta-feira, 16, estão: Jhonatan da Silva Pacheco, Viviani Vieira dos Santos, Danielle Alzira Ribeiro Bispo, Ana Carolyna Moreira Emmerick, Shirley Moreira Emmerick, Guilherminda das Dores Pereira Nascimento, Maria Luiza da Silva Pereira, Jennifer Marinho Rego, Lorena Bardassoni de Moraes, Gustavo Santos da Silva Archanjo, Keilane Vieira Caxias, Joice Teixeira Marques, Karen Viana Vieira, Andreza da Silva Moraes e Sarah Evelyn Alves Cordeiro.
A parceria Instituto Francisco Faria & Euterpe Friburguense
Inaugurado em março de 2013, o Instituto leva o nome do saudoso empresário fundador da Stam e tem como objetivo proporcionar acesso à prática de atividades lúdicas, recreativas, culturais e educacionais, associando cultura, esporte e o lazer como meio de inclusão social, orientação e desenvolvimento integral dos cidadãos das comunidades no raio de atuação da instituição.
O instituto promove e apoia uma série de projetos esportivos, artísticos e culturais, e conta com diversos parceiros, entre eles a Euterpe Friburguense (que já recebia há alguns anos o apoio da metalúrgica), oferecendo curso de iniciação musical. Para participar, basta ser alfabetizado. É disponibilizado pelo projeto o material didático e o instrumento musical para estudo.
Deixe o seu comentário