Novos rumos para o esporte municipal

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Com o pique total e fôlego de atleta, o professor de educação física, Renato Satyro (foto), assumiu a Secretaria Municipal de Esportes no fim do último mês. Especializado em gestão e marketing esportivo, o vice-presidente de futebol amador do Friburguense Futebol Clube promete agitar o cenário esportivo da cidade, oferecendo melhor qualidade de vida à população e atenção especial também ao pessoal da terceira idade.

De acordo com o secretário, é a primeira vez que assume um cargo político e disse que conduzirá a secretaria baseado em um plano de ideias: a primeira será a massificação do esporte no município, melhorando as estruturas de ginásios e quadras já existentes nos bairros; finalizar as obras de quatro quadras; e ocupar estes espaços com professores da própria secretaria e possivelmente com os da rede municipal de ensino. “Estamos seguindo as orientações do prefeito Sérgio Xavier, que acredita que o esporte é essencial na formação integral de nossas crianças e jovens. Em inúmeras conversas o prefeito demonstra grande interesse por uma renovação no esporte friburguense e assim estaremos trabalhando”, concluiu Renato.

Para estas ações se tornarem possíveis, a Prefeitura de Nova Friburgo conseguiu um convênio com o Ministério dos Esportes no valor de 600 mil reais. Estes recursos financiarão as reformas das quadras esportivas no Tiradentes, em Amparo, a de Riograndina, e outras que foram atingidas pelas chuvas em janeiro, além dos ginásios de Conselheiro Paulino, Duas Pedras e os campos do “Pastão”, também no distrito de Conselheiro e o de Riograndina. Segundo Renato Satyro, parcerias com a iniciativa privada serão firmadas para a captação de mais recursos financeiros com a finalidade de reformar as quadras de outros bairros.

Ainda neste primeiro passo, faz parte de suas intenções, a criação de escolinhas de futebol, vôlei, basquete e handball—todas gratuitas. “Atualmente, o município não oferece à comunidade escolinhas com estas atividades”, confessou.

Qualidade de vida para o friburguense

2ª meta: melhor qualidade de vida para a população. De acordo com Satyro, o Projeto Acerte o Passo será mantido, porém, acrescentado a ele ginástica e alongamento, e com a intenção de ampliá-lo para outras localidades da cidade.

Apoio a eventos

Segundo Renato, a secretaria continuará com apoio aos eventos organizados por terceiros, com a legalização de torneios, provas e campeonatos; solicitação de ambulâncias; cessão de ginásios; apoio de equipes técnicas e, dentro do possível, o fornecimento de material esportivo e/ou premiações. E, finalizando, a organização de eventos próprios como Olimpíadas de Escolas Municipais, Copa da Cidade e Jogos Universitários.

Esportes de alto rendimento

A intenção do novo secretário é atuar como facilitador e agente de ligação entre a iniciativa privada, entidades e atletas que representam e elevam o nome de Nova Friburgo ao cenário nacional.

Ações imediatas

O projeto Rio 2016, em parceria com a Suderj, já está definido. Será lançado no próximo dia 9 de janeiro de 2012, no ginásio de Duas Pedras. Este programa tem por objetivo promover a inclusão social através do oferecimento de atividades esportivas, recreativas e culturais, atendendo a crianças e adolescentes (em horário complementar à escola), e também a adultos e idosos oriundos de qualquer realidade, sem distinção, inclusive os portadores de quaisquer tipos de necessidades especiais.

“A Suderj fornecerá o material esportivo e professores de futebol, vôlei e ginástica para a terceira idade. A contrapartida da Prefeitura é a coordenação e de cessão dos espaços. Porém, a meta da secretaria será a implantação deste projeto em cada um dos quatro ginásios da cidade”, afirmou o secretário.

Secretaria de Esportes trabalhando a todo vapor

Com a verba anual de cerca de 90 mil reais, o responsável pela pasta de Esportes pretende aplicá-la em algumas obras de recuperação de locais esportivos como alambrados, tabelas, redes, etc; além da compra de materiais para a prática de esportes.

Alguns convênios também já estão para sair do papel e entrar em prática, como a criação de duas academias ao ar livre (uma na Chácara do Paraíso e a outra em Conselheiro Paulino), voltada especialmente para a terceira idade; e a construção de uma pista de skate no Centro.

Visão de futuro

Para todas estas ideias serem colocadas em prática, o secretário terá uma boa equipe de profissionais trabalhando arduamente visando buscar recursos financeiros, apoios e convênios com o Governo Federal e Estadual, além de boas parcerias com a iniciativa privada, universidades, além do Conselho Municipal de Esportes.

- Minha intenção também é que Nova Friburgo volte a realizar grandiosos eventos esportivos e entrem para a mídia nacional, finalizou.

Equipe Cabri Team/Stam de caras novas em 2012

A equipe de motocross Cabri Team/Stam acertou com dois pilotos para a temporada de 2012: Rogério Coelho, 22 anos, e Erton Soares, 28. Atletas de Nova Friburgo, eles integrarão a equipe satélite do grupo. “Tanto o Rogério quanto o Erton disputarão o Campeonato Carioca, além de corridas regionais e etapas do Campeonato Mineiro”, revela Eduardo Mastrângelo, o Cabritinha, chefe da equipe. Rogério competirá nas 250 cilindradas categoria especial; enquanto Erton disputará a categoria nacional. Eles se juntam a Matheus Corguinha e Maicon Morgado, respectivamente, campeão e quinto colocado do Campeonato Carioca, na categoria 250 cilindradas.

Segundo Cabritinha, além da equipe satélite, outros projetos estão em curso para a próxima temporada. “Vamos criar um campeonato friburguense de motocross. Ele será dividido em três etapas e contará com a participação de pilotos de todo país”, adianta. “Quando Nova Friburgo sediou duas etapas do Campeonato Brasileiro e duas aberturas do Campeonato Carioca, em 2009 e 2010, recebeu milhares de turistas. O apelo turístico de eventos como esse é muito grande”, afirma Cabritinha.

Quem também segue com apoio da Stam para a próxima temporada é o piloto Tales Vilardi. Aos 21 anos, o paulista coleciona conquistas. Na categoria MX2 – 250 cilindradas foi campeão brasileiro em 2005 e 2008 e vice-campeão do Arena Cross em 2010. Nas 450 cilindradas, há dois anos, ficou em quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Piloto da Honda de 2005 a 2009, Tales se transferiu para a equipe KTM em 2010. Este ano, ele explica que teve algumas dificuldades com os equipamentos utilizados, o que prejudicou seu desempenho na temporada.

“Tivemos muitos problemas e no final do ano acabamos utilizando o motor de 2010 e o rendimento melhorou. Fiquei em quarto na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro, em Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul, e em terceiro na última etapa, que aconteceu em Siqueira Campos, no Paraná”, diz o piloto que ainda não sabe por qual equipe competirá em 2012. “Hoje não tem nada certo”, despista Tales, que terá um ano repleto de desafios. Além do Campeonato Brasileiro, ele disputará o Campeonato Sul-Americano, a Arena Cross e a SuperLiga.

Alexandre Pereira dos Santos fica em 3º lugar na Festa Nacional do Corredor

No último domingo, 11, o atleta Alexandre Pereira dos Santos ficou em 3º lugar na prova dos 10 quilômetros da Festa Nacional do Corredor. Com o resultado, ele foi o friburguense melhor colocado no evento. A prova foi iniciada na Fábrica Ypu, seguiu em direção ao viaduto, passou pela Rua Nilo Peçanha (próxima ao cemitério luterano), foi até o fim da Via Expressa e teve o retorno até o ponto de partida. “Cheguei a abrir 400 metros de vantagem, mas no quilômetro 7 fui alcançado. Coloquei um ritmo muito forte no início e acabei cansando um pouco no final”, conta Alexandre, que no fim do ano participará da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. “Estou muito confiante. Minha meta é chegar entre os 20 primeiros”, revela. Alexandre agradece aos patrocinadores Ótica Visão da Serra e Império das Carnes, e ao professor de educação física Luciano Borges.

Elenco do Friburguense se reapresenta

Na tarde da última segunda-feira, 12, os jogadores do Friburguense se reapresentaram no Estádio Eduardo Guinle visando preparação para o Campeonato Estadual de 2012. Após duas semanas de férias, o Fri terá pouco mais de um mês de treinamentos até a estreia na competição, que será realizada no dia 21 de janeiro, contra o Fluminense, às 19h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Como adiantou o gerente de futebol José Eduardo Siqueira, o Siqueirinha, na edição de A VOZ DA SERRA do último sábado, a aposta do clube é manter a base que se sagrou vice-campeã da Série B do Estadual e da Copa Rio, este ano. Na reapresentação a única novidade foi o retorno do meia Rômulo, que estava emprestado ao Botafogo. As ausências foram os goleiros Marcos e Afonso e o meia Alves, que moram mais longe do estado.

E o ritmo de treinos já começou intenso. Nesta terça-feira, 13, as atividades aconteceram em período integral. Inicialmente, a ênfase do trabalho será a parte física. Após quase 100 jogos em 2011, o gramado do Estádio Eduardo Guinle está passando por reparos e só deverá ser utilizado a partir de 2 de janeiro. Durante a pré-temporada, o planejamento tricolor inclui a realização de três jogos amistosos. O primeiro deles deve ser realizado na semana após o Natal. Logo em seguida, os jogadores serão liberados para as festividades de Ano Novo. No mês de janeiro estão previstos mais dois jogos-treinos. Os adversários, no entanto, ainda não estão definidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade