(Secom) - O novo secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, tomou posse no cargo na última terça-feira, 16, pela manhã, quando reuniu todos os funcionários da secretaria para se apresentar e esclarecer o trabalho que será feito para o encerramento do ano letivo. O secretário explicou que o objetivo é concluir o ano de 2010 com serenidade, concentrando todos os esforços para que a mudança no cargo principal não inviabilize, atrase ou complique o andamento dos procedimentos já estabelecidos e que nenhuma exoneração será feita no quadro de pessoal, a menos que o funcionário peça, dando tranquilidade para que todos continuem executando seu trabalho.
Marcelo Verly afirmou que quer conduzir a sua gestão com muito carinho, pensando nas pessoas, pois são elas que fazem o sistema funcionar. Destacou, também, que a educação tem sido sempre seu mote como vereador, e que pretende realizar uma gestão o mais produtiva possível, pelo tempo em que estiver à frente da secretaria, além de planejar o próximo ano letivo. Para isso, ele pediu o apoio e colaboração de todos os funcionários, que puderam colocar questões e esclarecer dúvidas.
O secretário abordou a questão do concurso de 1999, cuja anulação, segundo Verly, foi um grande erro e que tem seu apoio integral na busca de uma solução; nível de salários, considerado muito baixo e que ele pretende buscar formas de elevar os valores de forma digna e viável; e a carga horária dos funcionários do apoio, que, hoje, cumprem oito horas e existe a reivindicação de que seja reduzida para seis horas, o que já está sendo estudado para buscar a sua concretização, assim como a implantação de um plano de carreira para estes funcionários também. Outra proposta do secretário é adquirir os imóveis alugados para que não haja receio, por parte das comunidades atendidas, de que as creches sejam deslocadas.
Verly lembrou também que o sistema para matrícula on-line estará disponível antes do término do mês para que as famílias tenham mais facilidade para matricular seus filhos e que a data certa será informada a todos nos próximos dias.
Transparência e participação são pontos que o novo secretário pretende reforçar, chamando Conselho Municipal de Educação e sindicatos afins para discutir as ações que serão implementadas, buscando também adequar Plano Municipal de Educação e Orçamento do município, propiciando uma gestão mais eficiente da educação no município.
Investimento em tecnologia, formação continuada, valorização dos profissionais, principalmente salarial, a partir da migração do regime celetista para estatutário, foram outros pontos abordados durante a reunião e que serão foco do plano de trabalho da Secretaria.
Ao final da primeira reunião do dia, o secretário Marcelo Verly voltou a pedir o empenho de todos, da mesma forma que ele fará para conduzir a secretaria com maior número de funcionários da Prefeitura, cerca de 2.800. No decorrer da terça-feira, após almoçar junto com os funcionários, o secretário realizou outras reuniões com gestores por setor.
Deixe o seu comentário