Novo Portal do Turismo friburguense é lançado pela Prefeitura

Página foi elaborada pelo poder público e poderá ser atualizada pelos empresários do setor
quinta-feira, 14 de julho de 2016
por Márcio Madeira
O secretário de Turismo,Nauro Grehs (ao microfone) valorizou a possibilidade dos empresários do setor alimentarem o portal com informações sobre os atrativos implementados por eles próprios (Foto: Leonardo Velozzo/PMNF)
O secretário de Turismo,Nauro Grehs (ao microfone) valorizou a possibilidade dos empresários do setor alimentarem o portal com informações sobre os atrativos implementados por eles próprios (Foto: Leonardo Velozzo/PMNF)

Diante de uma plateia composta em sua maioria por integrantes do chamado trade turístico, na noite de quarta-feira, 13, a Prefeitura de Nova Friburgo lançou seu novo Portal do Turismo na internet. A página integra os serviços disponibilizados pelo programa Cidade Inteligente, unindo-se ao Portal da Transparência, ao Meio Ambiente Digital e à tramitação digital de solicitações, através do endereço www.cidadeinteligentenf.net.

A nova ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, a partir de orientações da Secretaria de Turismo e Marketing.

O lançamento do portal ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e reuniu a secretária de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil; o secretário de Turismo, Nauro Ghres; o secretário da Casa Civil, Edson Lisboa; o subsecretário de Comunicação Social, Bruno Mayer; além de Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio.

Antes do lançamento, Nauro Grehs apontou à reportagem de A VOZ DA SERRA quais os principais destaques do portal, em sua avaliação: “A primeira vantagem é que os próprios proprietários de estabelecimentos turísticos vão atualizar o portal, reduzindo muito a burocracia e a chance de termos eventuais problemas. Cada um receberá uma senha e será responsável pelas informações de seu próprio negócio, com espaço para divulgar promoções ou novos serviços. Claro que nós [da secretaria] vamos avaliar essas informações e solicitar alterações quando houver algo inadequado, mas esse processo será bastante rápido e direto. E também alimentaremos o portal com muitos atrativos”, disse o secretário de Turismo. 

Nauro Grehs também destacou os cuidados tomados para garantir a continuidade do projeto. “A segunda maior vantagem do Portal é que ele foi criado com tecnologia da Prefeitura. Há 20 anos eu acompanho portais e sites do município, e nunca houve a continuidade necessária. Muda a empresa, muda o secretário, e o trabalho se perde. Às vezes a empresa vai a falência e nós perdemos o banco de dados. Agora isso não vai acontecer, porque toda a estrutura é de posse da Prefeitura. O banco de dados é do município, e todos os envolvidos vão poder mantê-lo atualizado. Essa será uma ferramenta crucial para que possamos mostrar as belezas de Friburgo, e concretize vendas”, acrescentou ele. 

Já na abertura do evento, Braulio Rezende reforçou a importância do turismo sobre os mais diversos setores da economia, com destaque para os impactos que exerce sobre o comércio. Em seguida foi a vez da secretária Eliana Amil descrever o processo de criação do portal, e como a nova ferramenta se integra ao Programa Cidade Inteligente, ajudando a consolidar o potencial turístico da cidade.

O secretário da Casa Civil, Edson Lisboa, enfatizou o papel estratégico do desenvolvimento tecnológico para a administração municipal, lembrando, no processo, investimentos feitos nesta área pela atual administração. O lançamento foi concluído com a apresentação dos recursos oferecidos pelo portal, na voz de seu principal desenvolvedor, Gabriel Portugal, coordenador de projetos da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | transparência
Publicidade