Dalva Ventura
Desde semana passada o campus Nova Friburgo da Universidade Estácio de Sá tem um novo diretor geral, importado diretamente do campus de Copacabana: Marcus Carruthers, um administrador com vasta experiência na área. Formado pela Oxford Brookes University, Inglaterra, foi diretor do Hotel Othon (RJ) e do Le Canton Swiss Resort, antes de ir para a Estácio.
Recém-chegado à cidade, onde pretende se fixar, Marcus está empolgado com este novo desafio. E promete ampliar ainda mais o papel da Estácio na região, estreitando os vínculos com a comunidade e marcando um espaço cada vez maior em Nova Friburgo.
São 2.300 alunos matriculados nos 16 cursos oferecidos pela universidade – 12 de graduação e quatro de graduação tecnológica: Petróleo e Gás, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Análise de Sistemas. A Estácio já se firmou como uma das maiores, senão a maior universidade do município.
O belo campus de sete mil metros quadrados localizado no Sans Souci (Braunes) dispõe de infraestrutura bastante moderna, com 56 salas de aula, laboratórios, estúdios, além de biblioteca com 7.385 títulos e 24.672 volumes, aberta à comunidade, e auditório com capacidade para 90 pessoas, destinado à realização de seminários, congressos, recitais, exposições e feiras.
Por ali circulam diariamente milhares de pessoas. O movimento é grande, inclusive nesta época do ano, por conta dos cursos de férias. Enquanto outras universidades ficam fechadas ou quase, a Estácio ferve de gente querendo se atualizar ou ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Os cursos de férias são uma tradição em todos os campus da Estácio e em Nova Friburgo não é diferente. Custando apenas R$ 15, com direito a certificado, já atingiram um milhão de pessoas.
Para as turmas de janeiro ainda há inscrições abertas. São nada menos que 39 cursos nas mais diversas áreas, com aulas duas vezes por semana, à noite. As opções são as mais diversas e alguns abrem realmente muitas portas no mercado de trabalho (ver quadro).
Carruthers está apostando todas as suas fichas nos dois cursos que estão sendo implantados este ano – Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental – que visam atender, sobretudo, ao polo da Petrobras de Itaboraí. Cada um oferece 60 vagas, que estão sendo muito concorridas. “As inscrições só começaram agora, mas nessas duas semanas já deu para perceber que eles vão bombar”, afirma o novo diretor. O mesmo aconteceu com o curso de Farmácia, iniciado ano passado.
Mas o carro-chefe da Estácio sempre foi Direito, que marcou a vinda da universidade para o município, em 1996, quando ainda funcionava no prédio do Colégio Cêfel. A excelência do curso vem garantindo aos alunos um ótimo desempenho nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nos concursos para a magistratura e dentro do mercado de trabalho. Tudo graças à formação rigorosa recebida dentro da universidade e à prática adquirida no Escritório de Prática Jurídica durante o período em que prestam atendimento gratuito à comunidade, sob supervisão dos professores.
Outro curso que vem crescendo muito na Estácio é o de Administração, que conta, inclusive, com uma incubadora de empresas, a empresa júnior. A nova administração pensa em levar este ano a chamada empresa júnior, que elabora projetos de gestão, para diversas firmas da cidade, para o mesmo local onde funciona o Escritório de Prática Jurídica, na Rua Fernando Bizzotto.
O curso de Informática da Estácio é outro pilar da instituição. Dispõe de seis laboratórios para alunos e público em geral, dotados de 106 computadores de última geração com acesso à internet e os programas mais comumente utilizados.
Um dos principais diferenciais da Estácio é a preocupação em oferecer uma bagagem prática aos alunos de todos os cursos. Assim, os formandos de Psicologia atuam no Laboratório do Serviço de Psicologia Aplicada, saindo da universidade com uma bagagem que lhes permite aplicar seus conhecimentos ainda durante a faculdade, com o acompanhamento e a supervisão de profissionais, é claro. O mesmo acontece com os alunos de Fisioterapia, que dispõem da Clínica Fisiofriburgo, onde oferecem atendimento fisioterápico à comunidade em geral. Dotada de excelente infraestrutura e com profissionais extremamente qualificados, a clínica está apta para tratar de pacientes com os mais diversos tipos de patologias. Isso sem falar no serviço de estágio que a universidade oferece aos alunos de todos os campus e que conta com 20 mil empresas cadastradas.
“Hoje em dia só não faz faculdade quem não quer”
Marcus Carruthers garante que hoje em dia só não faz um curso universitário quem não quer. “Com os financiamentos existentes, estudar ficou muito mais fácil”, declara. Só na Estácio de Nova Friburgo cerca de cem alunos se beneficiam do ProUni, mantido com verbas do governo federal, destinado a estudantes que tiveram boa aprovação no Enem, desde que provenientes de escolas públicas e cujas famílias comprovem renda inferior a dois salários-mínimos. A grande vantagem do ProUni é que o aluno só começa a pagar depois de concluído o curso e, dependendo da nota obtida no Enem, pode conseguir até cem por cento de bolsa.
Quem não se enquadra nestas exigências pode se valer do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia 50% das mensalidades, com um diferencial importante: o aluno só começa a pagar depois de concluído o curso. Além disso, o interessado pode fazer o financiamento universitário do Unibanco, que é semelhante ao Fies, mas com o dobro de tempo para pagar.
A volta da Universidade da Melhor Idade
Por enquanto não chega a ser uma promessa, mas o novo diretor da Estácio já se mostrou propenso a reviver um projeto muito querido pelos friburguenses: a Universidade da Melhor Idade. Idealizada por Eunice Lobo, a Universidade da Melhor Idade começou em 1999, quando Eunice foi chamada pela Estácio para fazer um projeto voltado à chamada terceira idade.
Inicialmente sua ideia foi reunir pessoas interessadas em se reciclar, mas aos poucos foram sendo incorporadas novas atividades e interesses, como o grupo de seresta denominado Seresteiras da Estácio e a Oficina da Palavra. Outra atividade desenvolvida pela Universidade da Melhor Idade eram os passeios, voltados tanto para o lazer como para visitas a exposições e museus.
Não havia exigência de escolaridade ou presença, até porque não se tratava de um curso de graduação nem de extensão. Também não havia limite de idade para se matricular na Universidade da Melhor Idade, embora quase todas as alunas, senão todas, já tivessem passado dos 60. O currículo incluía matérias como psicologia, história da arte, teatro, espanhol, informática e dança de salão, entre outras.
Infelizmente, porém, de uma hora para outra tanto a fundadora, Eunice Lobo, como as alunas da Universidade da Melhor Idade foram surpreendidas pelo fim do projeto. Marcus Carruthers conta que esta questão foi uma das primeiras coisas que Eunice Lobo lhe falou e que está analisando com carinho esta possibilidade. A partir desta guinada da Estácio, quem sabe não teremos de volta a nossa Universidade da Melhor Idade, para alegria dos que nela estavam matriculados?
Confira aqui os cursos de férias da Estácio
* Análise de crédito e cobrança
* Biocombustíveis
* Branding - Desenvolvimento de marca e imagem
* Como falar em público e realizar apresentações eficazes
* Concepção e design de websites
* Consultoria administrativa e contábil
* Dança de salão
* Dificuldade de aprendizagem - Identificação e intervenção
* Direito do consumidor
* Direito do trabalho
* Dominância cerebral na aprendizagem
* Empreendedorismo
* Excel (básico)
* Finanças pessoais
* Forró pé-de-serra e universitário
* Fotografia no Photoshop (básico)
* Fotografia profissional
* Gerência de custos - Visão administrativa
* Informática para iniciantes
* Introdução à operação de câmera
* Japonês (noções básicas)
* Marketing estratégico de micro e pequenas empresas
* Massagem para atletas
* Matemática para concursos (módulo II)
* Motivação e liderança
* Noções de contabilidade
* Photoshop (básico)
* Primeiros socorros
* Projeção e impostação da voz
* Roteiro para teatro, cinema, documentário e TV
* Secretariado
* Segurança da informação para home users (ambiente Microsoft)
* Suplementação alimentar e atividade física
* Técnicas de maquiagem
* Técnicas de memorização e de estudo para concursos
* Técnicas de petição inicial
* Técnicas de redação
* Técnicas de vendas e atendimento
* Trabalhando com CorelDraw
Deixe o seu comentário