Novidade, fase preliminar abre o Carioca de 2017

Na primeira fase jogam as equipes classificadas do 11º ao 14º lugar da última edição da competição
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Vitinho, Luiz Felipe e Lohan, ao lado do experiente Rodrigo Souto: trio do Frizão defende o Resende na Série A Estadual
Vitinho, Luiz Felipe e Lohan, ao lado do experiente Rodrigo Souto: trio do Frizão defende o Resende na Série A Estadual

Cada vez mais seletivo e menos democrático no que diz respeito à participação dos clubes de menor investimento, em especial os do interior do estado, o Campeonato Carioca estreia hoje, 11, a sua “novidade”. Na primeira fase jogam as equipes classificadas do 11º ao 14º lugar da última edição da competição, ou seja: Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso e Cabofriense. Essas agremiações se juntam aos dois clubes que subiram da Série B: Nova Iguaçu e Carapebus/Campos.

A primeira rodada do Grupo A, como assim foi batizada essa fase, terá os duelos entre Carapebus/Campos x Bonsucesso, Tigres do Brasil x Cabofriense e Portuguesa x Nova Iguaçu. Todas as equipes jogam entre si em turno único e os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase. Os quatro últimos colocados disputam o Grupo X, onde são definidos os dois rebaixados para a Série B. Elas podem jogar ainda em 2017 o Campeonato Estadual da Série B. Caso o Friburguense consiga o acesso este ano e o regulamento não mude, o Tricolor da Serra terá que enfrentar esse mesmo processo até ter novamente a oportunidade de enfrentar os grandes clubes da capital.

As duas equipes classificadas se juntam as demais dez equipes dos Grupos B e C para a disputa da segunda fase, que começa dia 28 de janeiro. No grupo B estão Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira e Macaé, além do segundo classificado do Grupo A. Compõem o C as equipes do Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e o primeiro classificado do Grupo A. Essas 12 equipes jogarão a Taça Guanabara e a Taça Rio. Na Taça Guanabara, os clubes jogam contra os clubes dos próprios grupos, se classificando os dois primeiros de cada chave para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na fase.

Na Taça Rio, as equipes se enfrentam contra os clubes da outra chave, se classificando os dois primeiros de cada chave para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na fase. Os dois campeões dos turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), além das duas equipes com a melhor campanha nos dois turnos, se classificam para a final. Caso uma equipe vença os dois turnos, três clubes, então, de melhor campanha passam para a fase final.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade