Em sua sétima edição, o Festival de Truta de Nova Friburgo comprova o sucesso do evento. Com a participação de mais de 60 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e hotéis de várias partes do município, o festival pretende atrair um grande número de visitantes, friburguenses ou não. A expectativa do Convention & Visitors Bureau local – realizador do evento – é que 70% dos quartos dos hotéis e pousadas sejam ocupados nesse período e que haja um aumento de 20% no movimento dos restaurantes participantes.
A abertura do festival será dia 30 de outubro, sexta-feira, mas a visitação começa no dia seguinte, seguindo até o dia 24 de novembro. A vantagem é que o evento, além do centro da cidade, acontece também em Mury, Cônego, São Pedro da Serra, Lumiar e Três Picos, onde haverá estabelecimentos com cardápio especial para a festa, ou seja, à base de truta.
Paralelamente, serão realizadas outras atividades, tendo como tema principal, é claro, a "estrela” da festa: exposições de fotografias, feiras gastronômicas, workshops incluindo história, criação e característica da pesca e oficina de culinária através do Tour da Experiência. O projeto Mão na Massa também marca presença, oferecendo, gratuitamente, oficinas sobre o preparo da truta. Até o setor de moda íntima da Ponte da Saudade – comprovando que "a união faz a força” – vai participar da festa.
Para que os visitantes possam ter todas as informações sobre o festival, o Centro de Informações Turísticas, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, se transformará na "Casa da Truta”.
A truticultura requer muitos cuidados que vão desde as condições ambientais até a alimentação específica
Deixe o seu comentário