Vinicius Gastin
Os jovens atletas da Power Full Academy iniciaram a temporada de competições em 2013 e conquistaram bons resultados no torneio de abertura da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, disputado no ginásio Miécimo da Silva, em Campo Grande, no último dia 23. Os garotos treinados pelos professores Daniel Lage, Edgar, Joubert, Ricardo e Lucas Lage competiram na categoria sub13, com alto rendimento.
O atleta João Pedro Rimes, estudante do colégio Anchieta, fez três lutas na categoria superligeiro. No primeiro desafio, o lutador foi superado pelo campeão da categoria nos segundos finais da luta por uma pontuação mínima. Após a derrota, João disputou a repescagem e venceu com um ippon no minuto inicial do combate. Na disputa do bronze, Rimes encarou um adversário difícil e, após disputa bastante acirrada na troca de pegada, o atleta de Nova Friburgo manteve-se calmo e aplicou um wazari (pontuação no judô), imobilizou o oponente e obteve a vitória, garantindo o pódio a medalha.
O atleta Arthur Vilhena Affonso, da Escola Municipal Miguel Raimundo de Moraes Bittencourt, estreou na categoria faixa azul e não decepcionou. Mesmo competindo contra adversários mais experientes e graduados, Miguel buscou a vitória e atacou os rivais durante o tempo todo. A recompensa pelo esforço foi o 5º lugar na categoria. Arthur é considerado uma das boas revelações na categoria até 47 kg e terá todo o ano de 2014 para lutar nesta mesma classe e conquistar títulos.
Já o atleta Antônio Marconi, do Colégio Anchieta, demonstrou muita segurança e disposição. No primeiro combate, venceu uma luta equilibrada ao aplicar um tai-otoshi e, consequentemente, o ippon através de um golpe perfeito. No segundo confronto, o lutador enfrentou um adversário que está duas graduações acima, porém com o mesmo peso. Antônio não se intimidou e conseguiu um wazari no fim do combate, imobilizando e finalizando o oponente, em seguida. Na grande final, Antônio Affonso entrou no tatame confiante, partiu para cima do adversário e buscou a vitória a todo o momento. No entanto, depois de um leve descuido, foi surpreendido com um contragolpe. Apesar da derrota, o atleta friburguense conquistou a medalha de prata e será o primeiro reserva no brasileiro regional—o resultado credenciava o campeão a representar o estado no Campeonato Brasileiro regional no Espírito Santo. “Penso que o nosso desempenho foi muito bom, mas podemos ser cada vez melhores. Todas as nossas lutas são filmadas para aprendermos com nossos erros e aprimorarmos nossos acertos. Nos treinos após as competições, nós passamos os vídeos e observamos a luta, sempre tentando chegar à perfeição” afirmou o professor Daniel Lage, orgulhoso pelo rendimento dos atletas.
PROJETO SOLUÇÃO TAMBÉM BRILHA
O Projeto Solução de Judô Comunitário também participou da competição em Campo Grande e subiu nada menos que nove vezes no pódio. Diego Duarte chegou às finais do sub18 e do sub23 e, apesar da derrota na disputas pelo ouro, foi o destaque da delegação de 22 atletas. A surpresa foi a classificação de Halohan Bento Sias, ainda faixa cinza, ao vencer atletas mais graduados.
O Projeto Solução funciona em Olaria e oferece aulas gratuitas de judô aos jovens interessados, através do apoio da NovaMix, CCM Sports, Rotary Nova Friburgo, Loja Maçônica Indústria e Caridade, e do Conseg.
OS RESULTADOS DA EQUIPE NO TORNEIO INÍCIO
Diego de Oliveira Duarte – Sub18 - 2º
Matheus Aguiar dos Santos – Sub23 - 2º
Diego de Oliveira Duarte – Sub23 - 2º
Lucas de Carvalho Silva Gomes – Sub18 - 3º
Emanuelle Pereira de Oliveira – Sub18 - 3º
Halohan Bento Sias – Sub13 - 3º
Rayssa Novaes Xavier – Sub13 - 3º
Márcio Alberto Berriel F. Coelho – Sub23 - 3º
Augusto Neves Rosa – Sub23 - 3º
Luis Gabriel conquista o estadual de jiu-jítsu
Lutador friburguense mira a disputa do campeonato brasileiro em abril
No último dia 24, o campeonato Estadual de Jiu-jítsu da FJJ-Rio (Federação de Jiu-jítsu do Estado do Rio de Janeiro) movimentou o Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, e teve um lutador de Nova Friburgo como um dos grandes destaques.
Luis Gabriel Venturino foi o campeão da categoria peso médio adulto, faixa preta. A conquista representou o tricampeonato estadual do atleta, que havia alcançado o lugar mais alto do pódio na faixa amarela em 1999 e na marrom, no ano passado.
O lutador friburguense segue a preparação para o campeonato brasileiro, a ser realizado no dia 24 de abril em São Paulo. O atleta é também professor de jiu-jítsu nas academias Corpo Suado e no Centro de Treinamento Flavio Serafim. O telefone de contato para os interessados em participar das aulas e patrocinar os projetos é 7834-2326.
NA MESMA COMPETIÇÃO BALÚ É 3º COLOCADO
Competindo na faixa-marrom adulto, no peso superpesado, Luiz Eduardo Bessa (Balú), 29 anos, conquistou a medalha de bronze na competição estadual de jiu-jítsu. O Atleta da Brazilian Top Team e aluno do mestre Flavio Serafin é um dos principais atletas da cidade na modalidade, e sagrou-se o primeiro lutador de toda região ao conquistar uma posição no pódio do Brasileiro Sem Kimono no ano passado, competição organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu. Na ocasião, perdeu para Faisal Fahad Al Ketbi (UAE Jiu-jitsu Team) na semifinal.
Balú superou uma recente lesão e mostrou estar recuperado do problema. No Campeonato Estadual, disputado na Ilha do Governador, colecionou mais uma medalha para a carreira. Esta foi a quarta vez consecutiva que o atleta alcança as primeiras colocações nesta competição, que reúne alguns dos principais lutadores do estado.
Bessa foi derrotado por 8x0 na semifinal por Romulo Siqueira dos Santos, da Academia Gracie Humaitá, que conquistaria o título na sequência. “Minha preparação está sendo a melhor possível. Este ano estou levando mais a sério, treinando com um preparador físico, sem deixar de treinar intensamente o jiu-jítsu todos os dias. Além disso, também dou aulas”, declarou.
O faixa-marrom comentou sobre a participação no campeonato estadual e garantiu estar satisfeito com o desempenho. “Foi excelente. Poderia ser ainda melhor se eu faturasse este título, mas não foi desta vez. Mas vou trabalhar para ficar ainda melhor, com certeza. Na semifinal, dei o meu melhor, mas o meu adversário estava no dia dele. Ele é grande e se mexe demais. Eu errei no começo da luta. Não consegui segurar a movimentação dele. Faltou mais atenção ali, mas dei tudo de mim e a luta foi muito boa. Na verdade, o Romulo está em uma fase boa. Vou continuar o meu trabalho, acertar os erros e chegar mais bem preparado da próxima vez”.
Luiz Eduardo Bessa comemorou o fato de não ter se lesionado novamente e agradeceu o apoio recebido. O atleta continua a preparação para as próximas competições e busca patrocínios para melhor desenvolver o trabalho. “As pessoas são críticas por qualquer coisa. O fato é que eu competi, terminei o torneio e posso fazer os movimentos que eu quiser agora. Não me machuquei. O meu objetivo é sempre o de tentar ganhar de todo mundo. Em algumas lutas a gente consegue, outras não. Agradeço ao apoio recebido da JGTD (empresários Thiago e Gilson Coelho) que arcou com as despesas.”
Além de Luis Gabriel e Bessa, outros atletas friburguenses tiveram desempenhos destacáveis: Pedro Monnerat foi vice-campão na faixa marrom, Maycon Frote levou o título na faixa branca, Gustavo Shuenck sagrou-se campeão na faixa branca e Vinicius Ruiz foi o terceiro colocado na faixa azul.
CrossFit Friburgo muda de sede e amplia espaço
Sucesso nos Estados Unidos, o CrossFit começa a ganhar espaço no Brasil. Em Nova Friburgo, sob o comando de Roullien Moreira, os atletas podem praticá-lo na Avenida Conselheiro Julius Arp, 401, em Olaria. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados a partir de 11h. Os interessados em experimentar o novo método esportivo poderão fazer duas aulas gratuitas.
O CrossFit consiste em um programa de treinamento de força e proporciona uma ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa, a partir dos 12 anos. A atividade trabalha a resistência cardiorrespiratória, muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Desenvolvido em quase todo o mundo, o circuito é o principal programa de treinos de condicionamento físico utilizado por academias de polícia, unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais, assim como por mães, avós, crianças e portadores de necessidades especiais.
A metodologia de treinos trabalha o condicionamento físico geral, independente do nível em que o praticante esteja, e tem como base três pilares: movimentos funcionais, alta intensidade e computação. Os resultados de cada treino são disponibilizados no site crossfitfriburgo.com.
Deixe o seu comentário