Nova presidente quer dinamizar o Grêmio Português de Nova Friburgo

terça-feira, 26 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

De filho para mãe. Maria Thereza Babo Cariello foi eleita - e empossada – presidente do Grêmio Português de Nova Friburgo (a colônia portuguesa do município) no dia 30 de junho passado. Ela sucede a Giovanni Babo Cariello, seu filho, e se mostra satisfeita porque recebeu a parte administrativa toda em dia, embora a parte física da sede tenha sofrido com as fortes chuvas de janeiro, necessitando de reforma, o que não foi possível nos últimos meses da gestão de Giovanni. Thereza Babo Cariello colaborava na diretoria do filho e agora é ele que colabora com ela. Tudo em casa (portuguesa, com certeza).

É pensamento de Thereza aproveitar que a sede do Grêmio Português precisa de reforma para executar um projeto do próprio Giovanni - que é arquiteto - no sentido de construir novas dependências no segundo piso, para dinamizar ainda mais atividades como dança de salão e música (piano, teclado, canto e coral). A presidente confia que conseguirá, embora não estipule um prazo.

O projeto do segundo piso da sede do Grêmio Português partiu de Giovanni e Thereza o encampou. A fim de conseguir os recursos necessários para a obra, Thereza tem promovido algumas atividades. No sábado, 23, foi realizado baile social, organizado pelos professores de dança do Grêmio, Chico Rondon e Margareth. Os chás de confraternização também são boa opção, incluindo sorteio de brindes e muita alegria. O primeiro foi um sucesso, muito concorrido e os convites logo se esgotaram. O segundo está previsto para o fim de agosto.

As novas dependências servirão para aulas de dança, canto e coral, este último sob a regência da maestrina Lanúzia Pimentel, que procura novos integrantes. Está nos planos da nova presidente também iniciar em agosto aulas de tai chi chuan, com o professor Jô, e em setembro realizar um campeonato de futebol de mesa (botão), que terá até premiação com troféus. Thereza não abre mão do já conhecido concurso de trovas do Grêmio Português, para deleite dos trovadores friburguenses, a ser realizado em novembro, abrindo os festejos natalinos da agremiação.

A DIRETORIA – A diretoria é composta, além de Thereza Babo Cariello, pelo vice-presidente Antônio Álvaro Matias, primeiro secretário, Giovanni Babo Cariello, segunda secretária, Edméa Libote, primeiro tesoureiro, Adalberto dos Santos Lopes, segunda tesoureira, Fátima Serafim, e procurador Carlos Alberto Carneiro Carvalho. No conselho fiscal estão José Casimiro, Manuel Telles Cordeiro e Maria Helena Gambini.

Thereza confia que o grupo de diretores contribuirá para o sucesso de sua gestão. “Todos estão muito animados”, diz ela, empolgada. Tanto que já estão se preparando para participar da festa da colônia suíça, no próximo fim de semana, dias 30 e 31, na Queijaria Suíça. Será a colônia responsável pela venda de bolinhos de bacalhau e pastéis de Belém, entre outras iguarias portuguesas, sob a coordenação do associado Davi, proprietário de conhecido café português no centro de Nova Friburgo.

De acordo com Thereza, alguns eventos terão lugar na sede, através de parcerias com outras entidades sociais e filantrópicas. Ela também pretende estreitar o relacionamento com o Consulado Português no Rio de Janeiro. Tudo estará sendo feito para que cada vez mais portugueses natos e descendentes se integrem ao Grêmio Português. “Que eles se sintam em casa, que ali seja um cantinho de Portugal em Nova Friburgo, para que se reúnam, ouçam e cantem canções portuguesas, dancem, vejam filmes e conversem”.

Thereza salienta que os portugueses já estão colaborando. Desde que tomou posse, já conta com grande apoio de alguns associados, como José Casimiro e Manuel Telles Cordeiro. A nova presidente espera que outros cerrem fileiras com ela. Para se filiar, retornar ou para qualquer colaboração basta fazer contato pelo telefone 2522-2644.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade