A comissão especial da Câmara composta para elaborar a Nova Lei Orgânica de Nova Friburgo, a ser entregue por ocasião do bicentenário da cidade, em maio de 2018, visitou a sede de A VOZ DA SERRA no início da tarde de sexta-feira, 7. Os vereadores Sérgio Louback, Vanderléia Lima, Zezinho do Caminhão, Johnny Maycon e Luiz Carlos Neves foram recebidos pela diretora do jornal, Adriana Ventura, e também pelo vice-diretor, Gabriel Ventura Braga.
Os principais objetivos do encontro foram apresentar a proposta de elaboração participativa do documento, e também solicitar o apoio da imprensa no sentido de dar publicidade às reuniões previstas, como forma de estimular a contribuição social.
De acordo com o vereador Sérgio Louback, presidente da comissão, as audiências públicas serão separadas por temas, de modo a permitir e estimular a contribuição de pessoas com vivência na área em discussão. O parlamentar, contudo, destacou que a comissão “quer ouvir a opinião da população leiga. Queremos ideias e sugestões de quem vive o dia a dia da cidade. Em seguida, ao fim de cada conjunto de três audiências, faremos um simpósio com juristas para verificar se as ideias reunidas são ou não viáveis sob o ponto de vista legislativo.”
De forma bastante apropriada, portanto, o vereador Zezinho do Caminhão informou que a primeira visita realizada pela comissão foi justamente à sede friburguense da Ordem dos Advogados do Brasil.
Valorizando a experiência
A fim de aproveitar a experiência acumulada por quem trabalhou durante anos com a Lei Orgânica atual, a comissão tem convidado diversos ex-vereadores a prestarem uma espécie de consultoria informal, apresentando também sugestões à elaboração do novo documento.
Até o fechamento desta edição, já haviam sido convidados — e aceitado o convite — os ex-vereadores Ricardo Figueira, Marcelo Verly de Lemos e Cláudio Damião.
Sérgio Louback, contudo, afirma que novos convites serão feitos nos próximos dias.
Deixe o seu comentário