Vinicius Gastin
O futebol americano cresce no interior do estado do Rio de Janeiro e o Nova Friburgo Yetis ganha destaque entre as principais equipes da modalidade. Atual campeão da Liga Fluminense de Futebol Americano, o time friburguense inicia a caminhada pelo bicampeonato neste domingo, 27. O adversário no jogo de estreia é o Giants United Itaperuna. A partida começa às 14h, no campo do Botafoguinho, na estrada para o Amparo. A entrada é gratuita.
"É um adversário difícil e um deslocamento longo que teremos no jogo da volta”, analisa Rafael Martinez, jogador do Yetis.
Para este ano, a principal novidade da LiFFA é a divisão das equipes por conferências. O planejamento inicial era agrupar os times de acordo proximidade entre as cidades-sede de cada time, mas as definições aconteceram através de sorteio. Neste ano, a Liga terá a participação de 11 equipes — mais que o dobro do ano passado, quando apenas cinco participaram. O aumento considerável é consequência de alguns testes realizados no primeiro semestre deste ano. Equipes como o Macaé Oilers foram avaliadas pela quantidade de jogadores, estrutura para receber uma partida do campeonato e outras questões, como a financeira.
"São equipes novas e esperamos aumentar o nível do campeonato. Precisamos evoluir, pois o campeonato tem apenas dois anos, mas a busca por melhorias é geral. Infelizmente, nós disputamos espaço com o futebol em termos de campo, pois no Brasil não existem campos oficiais de futebol americano. A evolução é grande e os times estão buscando apoio de empresas e poder público”, comenta Bruno Ceccon, atleta do Nova Friburgo Yetis.
Botafoguinho recebe reparos
Pelo segundo ano consecutivo, o campo do Botafoguinho, na estrada para o Amparo, será a casa do Yetis na Liga. A parceria com o clube rendeu bons frutos para ambos os lados. O time de Nova Friburgo ganhou uma nova casa, enquanto o Botafoguinho recebeu algumas melhorias em seu espaço. O tamanho do campo foi ampliado e o gramado recebeu tratamento especial para receber as partidas da LiFFA. Há cerca de um mês, alguns membros do Yetis trabalham na preparação do estádio para o jogo de estreia.
"Queremos, futuramente, melhorar a estrutura de arquibancadas e traves. Essa parceria é muito interessante e boa para os dois lados. O pessoal do Botafoguinho nos recebeu muito bem”, comenta o presidente Luiz Thiago Campos.
Elenco do Nova Friburgo Yetis tem novidades
Durante uma partida de futebol americano, cerca de 33 jogadores são utilizados por cada equipe. O Nova Friburgo Yetis manteve a base campeã de 2013 e ganhou alguns reforços. A maioria delas foi selecionada em uma espécie de teste, ainda no início deste ano. Trinta e dois atletas participaram da peneira, que incluiu testes físicos, técnicos e táticos. No total, 49 atletas foram inscritos e 32 apareceram para participar do "try-out”.
Os atletas aprovados nos testes foram Lucas Jandre; Lucas Storck; Rodrigo Fukuoka; Filipe Richarles; Gilberto Monteiro; Peterson; Alexandre P. S.; Fernando L. F. Junior; Ruan Luiz; Felipe Greff; Heitor S. Araujo; João Marco Banjar; Gabriel Longue; Ricardo Salim; Lucas Monteiro; Carlos Magno; Marcos P. T. Carreiro; Bruno Filipini e Daniel Gouvea. Grande parte dos atletas vai integrar o grupo que disputa a competição estadual.
A preparação do Nova Friburgo Yetis incluiu a realização de treinos no campo do Santa Luzia, no Cônego, e na quadra do Colégio Modelo.
A Liga Fluminense de Futebol Americano 2014
- Conferência Sul: Petrópolis Wolves, Volta Redonda Falcons, Valença Hunters e Islanders Rio de Janeiro
- Conferência Norte: Nova Friburgo Yetis, Giants United Itaperuna e Macaé Oilers
- Conferência Central: Teresópolis Rockers, Itaipuaçu, UFF Niterói Federals e Andorinhas Magé
Nova Friburgo Yetis terá viagens para Macaé e Itaperuna: parceria
com empresa garante transporte de jogadores e torcedores
Campo do Botafoguinho será a casa do Yetis pelo segundo ano consecutivo
Grêmio e São Pedro decidem a Copa SAF de futebol mirim
Grêmio e São Pedro, de fato, apresentaram o melhor futebol na da 6ª edição da Copa SAF de Futebol Mirim, categoria sub-12. Entretanto, apenas um deles poderá conquistar o troféu de campeão do torneio. A grande final será neste sábado, às 11h, no estádio Marcio Branco, no Stucky. No jogo preliminar, às 9h30, Country Clube e Nova Friburgo FC decidem o terceiro lugar. As quatro equipes finalistas serão premiadas.
Semifinais: goleada e equilíbrio
A definição dos finalistas aconteceu no fim de semana anterior à final. Na primeira partida, a expectativa de equilíbrio entre Grêmio de Conselheiro Paulino e Nova Friburgo FC não se confirmou. O Grêmio jogava com a vantagem do empate e, ainda assim, procurou atacar o rival desde o primeiro minuto. A equipe de Conselheiro Paulino dominou o jogo e, com autoridade, construiu a goleada pelo placar de 5x1.
No segundo jogo, ao contrário, a campanha na primeira fase rendeu todo o favoritismo ao São Pedro contra o Country Clube. Quando a bola rolou, no entanto, o retrospecto de cinco vitórias consecutivas do time de São Pedro não fez diferença. O Country fez a sua melhor apresentação no torneio e poderia até mesmo ter vencido o jogo. O equilíbrio persistiu até os minutos finais e o empate por 1 a 1 garantiu a vaga ao São Pedro, por ter feito melhor campanha. Os atletas do Country Clube, inclusive, deixaram o campo sob aplausos dos torcedores e ganharam ânimo extra para a disputa do terceiro lugar.
Country Clube fez jogo duro com o São Pedro, mas foi eliminado por ter campanha pior que a do adversário
Com atuação abaixo da média, Nova Friburgo acabou goleado pelo Grêmio e vai disputar o terceiro lugar
Partidas decisivas acontecem no estádio Marcio Branco, no Stucky
Deixe o seu comentário