Nova Friburgo volta a sorrir: projeto quer mudar os rumos da Saúde em todo o município

terça-feira, 18 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo volta a sorrir: projeto quer mudar os rumos da Saúde em todo o município
Nova Friburgo volta a sorrir: projeto quer mudar os rumos da Saúde em todo o município

A prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde, lança amanhã, 19, às 19h30, o Projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir, durante cerimônia no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Rua Fernando Bizzotto 39, Centro), em que estarão presentes o prefeito Heródoto Bento de Mello e o secretário de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos Filho, entre outros integrantes do governo municipal, autoridades e convidados.

Não se trata de um projeto odontológico, como o nome pode sugerir. Conforme explicou a diretora da Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, a cirurgiã-dentista Nádia Athayde, envolverá todo o atendimento de saúde no município, passando pelas unidades básicas de saúde, postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF, ex-PSF) e até os lugares onde não haja estrutura de saúde, que serão atendidos pelos dois ônibus do projeto, “única herança da antiga faculdade de odontologia”, brinca Nádia. São justamente os profissionais da área de saúde, professores da antiga Autarquia Municipal de Ensino Superior (Ames - que era a mantenedora da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, passada à administração da UFF no governo Saudade Braga), que abraçaram inicialmente o projeto. Alguns ainda estão lecionando na UFF, cedidos temporariamente, outros, porém, já retornaram aos quadros da prefeitura, estando lotados na Secretaria Geral. Tendo à frente Nádia Athayde, elaboraram um projeto de saúde para Nova Friburgo, logo aprovado pelo prefeito e pelo secretário de Saúde, que contempla vários segmentos da saúde e tem parceria com a Secretaria de Educação.

O Projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir tem, por exemplo, especialistas em microbiologia, que capacitarão funcionários dos postos de saúde sobre biossegurança, com noções de esterilização, desinfecção e antissepsia, promovendo cursos nas unidades básicas de saúde e abordando vários procedimentos. Outros profissionais, como protéticos, trabalharão na Policlínica Centro, confeccionando próteses totais e parciais para a população. Um convênio está para ser assinado com a UFF para que os protéticos possam trabalhar na antiga faculdade de odontologia, até que o município tenha o seu laboratório de próteses, nas dependências da Policlínica Centro. Professores mestres em diagnóstico bucal farão biópsia de lesões de boca e até detectarão câncer de boca, cujos casos serão encaminhados ao Instituto do Câncer (Inca), no Rio, para tratamento.

Dentro do Projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir há o Programa Enquanto Espera, constando de filmes e palestras médicas nas salas de espera para atendimento médico, inclusive para crianças (pediatria) e gestantes (pré-natal). As palestras também serão ministradas nas escolas, numa parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Além disso, haverá capacitação de professores sobre prevenção de doenças, por exemplo, para que sejam multiplicadores desse conhecimentos.

Além de todo esse trabalho na estrutura de saúde, os dois ônibus atrelados ao projeto visitarão áreas do município que não dispõem dos postos da ESF e consultórios odontológicos. Até consultas ginecológicas serão feitas nesses ônibus.

Já por conta do Projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir, está funcionando na Policlínica Centro uma central de esterilização e um centro de atendimento, onde, inclusive, já trabalha um cirurgião designado pelo secretário de Saúde, Ostwald Dantas, que faz pequenas cirurgias, como unhas encravadas e verrugas, entre outras.

Segundo Nádia Athayde, o projeto, pensado desde o início do ano e agora sendo lançado, mudará os rumos da saúde em Nova Friburgo, contando com os 35 ex-professores da antiga faculdade de odontologia e os profissionais de saúde, inclusive dos postos da ESF. Na realidade, toda a clientela de saúde de Nova Friburgo será atendida através do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade