Nova Friburgo volta a sorrir: ônibus da saúde começa a visitar localidades distantes

quinta-feira, 10 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O ônibus do projeto ‘Nova Friburgo Volta a Sorrir’ esteve nesta sexta-feira, 4, em Amparo. Entre 10 h e 15 h, 25 funcionários do programa Estratégia de Saúde da Família, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), prestaram atendimento médico e assistencial à população do 4º distrito.

No mutirão da saúde, a comunidade do local teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, dosagem de açúcar no sangue, verificação de peso e altura, distribuição da caderneta do idoso (histórico com doenças, exames e tratamentos do paciente), exame preventivo de câncer ginecológico, além de vacinação contra tétano, rubéola, sarampo, hepatite B (até 20 anos) e gripe (maiores de 60 anos).

Os profissionais envolvidos no projeto também orientaram as pessoas sobre aleitamento materno e doação de leite ao Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e higiene bucal.

Segundo o médico Waldecir de Souza, coordenador do programa Estratégia de Saúde da Família, foram realizados cerca de 250 atendimentos por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e dentistas.

O ônibus da saúde integra o projeto ‘Nova Friburgo Volta a Sorrir’ - uma parceria das Secretarias municipais de Governo/Gabinete, Saúde e Educação -, sob a coordenação da diretora da Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune, Nadia Athayde Figueiredo. Ela explica que o objetivo do projeto e do mutirão é levar atendimento médico e odontológico a localidades distantes, onde a população tem dificuldades de acesso a serviços de saúde.

A gestante Juliana Rodrigues Germano, de 27 anos, aproveitou a presença do ônibus do projeto da saúde para tomar a vacina antitetânica e realizar o teste de glicose. Ela também levou a filha de um ano e dois meses para se consultar com uma dentista, que explicou a melhor maneira de escovar os dentes da criança e recomendou o uso de pasta dental sem flúor.

Já o aposentado Agenor Gonçalves da Cruz, de 75 anos, além de passar por um check-up no ônibus da saúde, retirou no local o cartão do idoso. “Estou achando o atendimento muito bom”, comentou enquanto verificavam a sua pressão arterial.

Em Amparo, o mutirão contou com o apoio de José Elene Leite Alves, dono da padaria Novo Amanhecer, que ofereceu cachorro quente e refrigerante a todos os profissionais envolvidos. “O projeto é muito útil”, frisou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade