(SECOM) - Após ter exibido parte de 17 novelas, além de minisséries, como Desejo (Tarcisio Meira e Vera Fischer), Memorial de Maria Moura, com Glória Pires, Rabo de Saia (Lauro Corona e Ney Latorraca) e, ainda, dezenas de especiais, assim como o especial de Xuxa, em 1993 (gravado no Nova Friburgo Country Clube), utilizando Nova Friburgo como cenário, a Rede Globo, está de volta ao município esta semana gravando sequências da novela Paraiso, no distrito de Lumiar.
Desta vez o convite partiu do prefeito Heródoto Bento de Mello, através do secretário municipal de Turismo Sergio Madureira, que foi o produtor de todas as atrações televisivas globais com locações friburguenses nos últimos anos, incluindo também novelas como Selva de Pedra (com Tony Ramos, Fernanda Torres e Miguel Falabella) Despedida de Solteiro, (com Felipe Camargo, Marcos Paulo e Tássia Camargo), Uga Uga, (Roberto Bomfim, Mariana Ximenez), Pecado Capital (Francisco Cuoco e Carolina Ferraz), Vira Lata (Carolina Dieckman e Marcelo Novaes), O Mapa da Mina (Fernanda Montenegro, Luiza Brunet e Luiz Gustavo) e Kubanacan (Humberto Martins, Nair Bello e Stênio Garcia).
Em recente visita, no final do mês de março, à Central Globo de Produção, o Projac, em Jacarepaguá, no Rio, acompanhado dos secretários Braulio Rezende (Geral de Governo) e Girlan Guilland (Comunicação Social), o prefeito orientou Madureira que não medisse esforços para trazer para Nova Friburgo não só novelas da Rede Globo, mas também das demais emissoras, como a Record, a Bandeirantes e o SBT, assim como produções de cinema e outras possibilidades artísticas e culturais. “As novelas são exibidas em mais de 100 países; através delas podemos divulgar e vender Nova Friburgo para o mundo. Afinal, que cidade tem tantas belezas e história como a nossa?”, defendeu o prefeito à época, acrescentando ainda que “estas produções ajudam a aquecer a economia. Eles não pedem nada, pagam tudo e à vista”.
PARAISO: RECORDE DE AUDIÊNCIA
O remake de Paraíso, novela de Benedito Ruy Barbosa, tem obtido média de 34 pontos, o que comparado às novelas Caras & Bocas e Caminho das Índias (média de aparelhos ligados) é o maior ibope do momento da emissora. Na sequência gravada na última quinta-feira, 03, no Encontro dos Rios, a personagem Aurora, interpretada por Bia Seidl (na foto com Sergio Madureira, este exercitando seu lado de produtor de televisão), tenta atravessar a ponte, cai no precipício e morre.
A equipe deixou o Hotel Bucsky, onde está hospedada, às 06h, e às 9hs já gravava o primeiro take do carro no precipício, enquanto Bia era maquiada. Como sempre acontece nas novelas, faltou o rimel comumente usado pela atriz, que perdeu um pouco do seu bom humor, mas não o suficiente para impedir que ela se dispusesse a tirar fotos com vários fãs friburguenses que foram ao local acompanhar a gravação.
MEGAEVENTO PARA CENAS DE MINUTOS
Vinte e cinco carros de produção, dois caminhões munk (para retirar o carro do precipício), câmera-car (um carro que tem um câmera acoplada para gravar o carro de Aurora em movimento), duas UPs (unidade portátil), Stead Can, Gerador, UMI (unidade móvel de iluminação), 09 dublês e mais 71 pessoas, formavam o grupo que veio a Nova Friburgo, gravar a morte de Aurora, que não passará de cinco minutos, quando for ao ar (o que no caso da televisão, é uma eternidade).
E se repetem os contratempos. Com Bia vestida e maquiada, foram iniciadas as cenas de Aurora, dirigindo o automóvel em direção à ponte, mas o motor do referido carro explodiu. O coordenador de produção, Marcelo Polaco, entrou em desespero. Como a equipe era grande, a solução foi fácil: parte do grupo empurrou o carro até a ponte... E a cena foi retomada para a gravação.
MADUREIRA REENCONTRA SUA EQUIPE
Apesar de estar há menos de um ano sem produzir novelas, o produtor e atual secretário de Turismo, Sergio Madureira, continua sendo uma das pessoas mais queridas do meio artístico, não só pelas celebridades, mas por toda equipe. Logo que chegou ao hotel, foi recebido pelo seu antigo coordenador Marcelo Polaco: “Gente, se alguém não conhece o Madureira, tem que conhecer; Madureira é o maior produtor da história recente da TV Globo, e não é só eu quem falo não; podem pegar o Almanaque da TV Globo que tem quatro páginas com o Madu. Ele produziu mais de 30 novelas. É o meu mestre, é o mestre da TV Globo. Até o Boni é fã do Madureira”, disse Marcelo.
Em seguida, Madureira encontrou-se com sua “velha amiga”, a atriz Bia Seidl (tendo como sua dublê Roberta Uchôa), que foi logo dizendo: “Querido, que alivio te encontrar aqui; tenho que ir embora, amanhã no final do dia. Com você na produção, tudo vai dar certo”.
BIA SEIDL NO TEATRO MUNICIPAL
Mas Bia disse logo que quer voltar a Nova Friburgo nos próximos dias. Ela pretende agendar com o diretor do Teatro Municipal, Henrique Cordeiro, a encenação de seu espetáculo Cândida, de Bernard Shaw que está em cartaz no Teatro Sergio Cardoso e tem ainda no elenco: Thiago Carreira e Sergio Mastropasqua. A direção é de Zé Henrique de Paula. “O espetáculo cativa e surpreende. Elenco de rara unidade. Diálogos afiadíssimos”, segundo opinião da revista Veja São Paulo.
Deixe o seu comentário