Nova Friburgo, um centro de tecnologia

terça-feira, 28 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Transformar Nova Friburgo em polo de desenvolvimento de tecnologia. Este é o objetivo do prefeito Heródoto Bento de Mello, que recebeu, na sexta-feira, 24, em seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, equipe estadual da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No encontro, o chefe do Executivo fez questão de ressaltar a posição que vem defendendo ultimamente: a de alçar o município ao status de referência tecnológica no país.

Os chefes das unidades estaduais de agroindústria, solos e agrobiologia da Embrapa encamparam a idéia do prefeito, aproveitando para sugerir a ampliação da parceria já existente entre o órgão e a Secretaria de Agricultura.

“Eu quero mais do que isso”, devolveu o prefeito, “precisamos voar mais alto e trazer para Nova Friburgo unidades da Embrapa, assim como de outras instituições de pesquisa. O trabalho que o escritório fixado na cidade realiza é excelente, mas temos que ousar mais. Quero a ajuda dos senhores para pôr a cidade no mapa tecnológico do Brasil”, pontuou Heródoto.

Os pesquisadores, chefes das unidades estaduais, em visita pela primeira vez a Nova Friburgo, se entusiasmaram com a eloquência característica do prefeito e vibraram com os planos de implantar um centro de pesquisa em tecnologia na cidade.

Segundo os doutores em agricultura, Adriana Maria Aquino e Renato Linhares de Assis, que comandam o Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA) na cidade, em um pequeno escritório localizado na antiga rodoviária Leopoldina, a possibilidade de usufruir de um espaço maior e melhor equipado é extraordinária.

“Poderemos maximizar as pesquisas que já estamos conduzindo e, de fato, desenvolver novas tecnologias no setor agrícola. Este encontro foi importante para saltarmos na frente de outras regiões e trazer para Nova Friburgo um polo científico capacitado em produzir conhecimento”, avaliou Adriana.

“Temos que nos atrever” na Ideologia da sustentabilidade ambiental

A presença dos pesquisadores animou o prefeito, que, no intuito de potencializar as relações da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, com a Embrapa, propôs uma cooperação entre as instituições no sentido de concretizar seu grande plano ecológico: transformar Nova Friburgo em um parque municipal.

“Vejo aqui grandes mentes que podem promover os estudos necessários para o projeto de fazer de Nova Friburgo um município-parque. Temos que costurar essa grande rede de conhecimento em benefício da nossa população. Venham, lhes dou o espaço que quiserem para os laboratórios e centros de tecnologia. Contamos com um clima extraordinário e possibilidades infinitas. Temos que nos atrever”, sugeriu.

A chefe da unidade estadual da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Mendonça, que já trabalha no desenvolvimento de tecnologia sustentável para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), se ofereceu para participar da equipe de estudos de viabilidades para o projeto do parque municipal.

“A idéia é fantástica, precisa ser desenvolvida com a ideologia da sustentabilidade ambiental. Conte conosco”, garantiu a pesquisadora.

O secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, que já trabalha em conjunto com o escritório da Embrapa em Nova Friburgo, reforçou o comprometimento com a idéia de transformar o município em polo tecnológico.

“A produção de tecnologia, aliada à união entre os órgãos de pesquisa e a Prefeitura, é fundamental para que o setor agrícola cresça de maneira sustentável. O desenvolvimento de inteligência voltado para ações reais de melhora da produtividade é fundamental em um ambiente tão rico ecologicamente como o nosso”, concluiu Wermelinger.

Uma agenda de ações coordenadas entre Prefeitura e Embrapa será constituída nos próximos dias. Com a maximização da parceria, segundo Heródoto, a probabilidade de Nova Friburgo entrar de vez na era tecnológica é “extremamente real”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade