Nesta semana, Nova Friburgo chegou a marca dos dois mil casos de dengue a mais do que o computado em todo o ano passado. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do município, durante o período de 3 de janeiro a 2 de abril deste ano foram registrados 2.180 casos da doença. E o número de grávidas com suspeita de zika também aumentou. Foi de 47 para 50 em uma semana. Segundo a Secretaria de Saúde, todos estes casos suspeitos ainda estão sendo investigados e aguardam resultados laboratoriais específicos enviados ao laboratório de referência no estado.
Na semana passada, a prefeitura promoveu o “Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti”, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Instituída pelo decreto municipal 63 no último dia 21 de março, a mobilização foi criada com a finalidade de conscientizar a população quanto à necessidade e responsabilidade mútua de combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, febre chikungunya e zika. De acordo com um levantamento da Secretaria de Saúde, 80% dos focos do Aedes aegypti são encontrados em residências.
Olaria, Alto de Olaria e Bela Vista ainda são os bairros onde se concentram o maior número de casos de dengue. Com o término do verão os casos tendem a diminuir, mas, mesmo assim, as ações devem continuar em todas as unidades de saúde. O próximo mutirão de combate ao mosquito deve ocorrer no bairro Cordoeira ainda nesta primeira quinzena de abril.
Deixe o seu comentário