Nova Friburgo terá um dos maiores percursos da tocha no Brasil

Personalidades estarão entre o revezamento de condutores. Monitoramento pelas câmeras do Cidade Inteligente teria sido decisivo para aprovação
terça-feira, 19 de julho de 2016
por Márcio Madeira
A apresentação do percurso oficial da tocha olímpica foi feita ontem na sede do programa Cidade Inteligente (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
A apresentação do percurso oficial da tocha olímpica foi feita ontem na sede do programa Cidade Inteligente (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Ao fim de um longo período de embargo, imposto pelos próprios organizadores do evento, a Prefeitura de Nova Friburgo finalmente divulgou o resultado de um ano e meio de planejamento para as celebrações da passagem da chama olímpica por Nova Friburgo no próximo dia 30. E o resultado impressiona pela ousadia. O município terá o maior percurso para o revezamento da tocha entre todas as cidades brasileiras de porte parecido: 12,5 km entre a Ponte da Saudade e a Via Expressa, divididos em quatro etapas. 

Ao todo, 60 pessoas devem se revezar na condução do fogo olímpico, distribuídas em três grupos de 20, alocados ao longo do trajeto. Também foi confirmada a presença de artistas entre os condutores, mas seus nomes não foram divulgados.

A apresentação foi feita por equipes das secretarias de Turismo, Ordem e Mobilidade Urbana e Comunicação Social, encabeçadas respectivamente pelo subsecretário da Guarda Municipal, André Gripp; pela subsecretária de Turismo, Valéria Mendonça; pelo subsecretário de Trânsito, Carlos Alberto Bayer; e pelo subsecretário de Comunicação Social, Bruno Mayer, em reunião na manhã desta terça-feira, 19, na Sala de Crise do Programa Cidade Inteligente.

As câmeras de monitoramento do programa, por sinal, foram citadas como fator decisivo para que o trajeto a ser percorrido pela tocha pudesse ser alterado e ampliado em relação à orientação inicial, que previa um itinerário direto rumo à Via Expressa, a partir de Theodoro de Oliveira. Em sua versão definitiva, além da alteração do marco inicial na Ponte da Saudade, todo o Centro, o teleférico, o Country Clube e o eixo rodoviário também foram incluídos no percurso.

Tamanha zona de cobertura torna muito mais complexa a realização do evento, e as medidas de segurança tiveram bastante destaque no encontro. André Gripp explicou, por exemplo, que a Prefeitura irá destacar um efetivo de 100 servidores (60% deles da Guarda Municipal), mas este número ainda não será suficiente para assegurar a realização do evento. 

Com isso, outros 200 voluntários ligados a instituições como o Tiro de Guerra, o Sanatório Naval e a Cruz Vermelha serão incorporados ao esforço, que contará também com o apoio de 27 viaturas.

Valéria Mendonça, por sua vez, explicou a densa rede social que vem sendo tecida, especialmente junto a escolas e instituições culturais, a fim de garantir que durante todo o percurso a tocha seja recebida com empolgação e manifestações representativas do povo friburguense. A subsecretária informou ainda que as dez colônias terão participação de destaque no evento, durante a estratégica passagem da tocha pela Praça do Suspiro, e que duas visitas de jornalistas estrangeiros a Nova Friburgo também já foram confirmadas, durante a realização dos jogos.

Sabe-se que, apesar de todos os benefícios midiáticos da passagem do fogo olímpico, o evento certamente causará transtornos ao trânsito do município. Carlos Alberto Bayer explicou que toda a operação foi pensada com o intuito de reduzir esses transtornos, limitando as interrupções ao fluxo exclusivamente aos trechos em que a comitiva estiver circulando, a cada momento. 

Bayer explicou ainda que durante a subida da serra, o comboio que trará a tocha não poderá ser ultrapassado em nenhum momento. A recomendação, portanto, é de que visitantes cheguem à cidade o quanto antes.
No encerramento do encontro, foi a vez do subsecretário de Comunicação Social, Bruno Mayer, destacar a importância do evento para a história friburguense, enfatizando o caráter apartidário da mobilização e convocando a sociedade a se unir no esforço por aproveitar a oportunidade da melhor forma possível. 

Bruno Mayer também confirmou que a Prefeitura já possui uma lista com mais de 50 nomes de condutores da tocha, todos eles definidos pelos três principais patrocinadores a partir das inscrições feitas em suas respectivas páginas na internet. A promessa é de que a lista com esses nomes seja divulgada nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Tocha Olímpica
Publicidade