Neste sábado, 16, a partir das 8h, o Teatro Municipal Laercio Ventura sediará a 9ª edição do Colóquio dos Surdos. O evento, que terá longa programação durante toda a manhã e à tarde, tem entrada gratuita. A última vez que a cidade recebeu a conferência direcionada a surdos, profissionais e familiares foi em 2009.
Segundo os organizadores, os principais objetivos do seminário são congregar os participantes em torno das questões históricas e educacionais dos surdos; apontar para a importância das associações e federações de surdos na manutenção de sua cultura, identidade e língua; apresentar formas de resistência e luta pela via do acesso e respeito à Libras (Linguagem Brasileira de Sinais); e discutir os direitos e leis de acessibilidade através da ética, cidadania e emancipação das pessoas surdas.
O evento começa às 8h, com credenciamento. Logo depois haverá a abertura com o Hino Nacional Brasileiro em Libras e Português (vídeo). Às 9h, tem mesa redonda sobre “História e Conquistas dos Surdos”; às 11h, a segunda mesa abordará o tema “Estratégias de força: importância das associações e federações de surdos”. Depois de um intervalo para almoço, às 14h, haverá a terceira mesa “A Libras como L1 e L2”. Por fim, às 16h, o tema será “Luta e Resistência”. O colóquio 2017 termina às 17h30.
A conferência é organizada pela comissão composta por Fabiano Bongard, Fernanda Venturino, Jhony Diniz, José Ailton Rocha, Keyla Catarine Francisca, Rebeca Garcia e Valéria Campos. A equipe de interpretação de Libras/Português conta com Camila Costa, Cláudia Jacob, Felipe Giraud, Isaac Gomes, Natália Maia, Raphael Castelo, Ruan Diniz e Soraia Wanderosck. A coordenação geral é de Maria Izabel Garcia. Mais informações na página oficial do evento no Facebook - “Colóquio de Surdos”.
Deixe o seu comentário