(SECOM) - A Autarquia Municipal de Trânsito – Autran – está desenvolvendo um trabalho de educação no trânsito com enfoque na Semana Nacional do Trânsito ao lado da Secretaria de Educação, com apoio do Sest/Senat, do Programa de Prevenção de Acidentes da Saúde, Honda/Moto Scala, Projeto Empreender da Acianf e Cofap.
O tema da campanha deste ano proposto pelo Denatran é “Pare – Pense e Mude”, abordando a década mundial de ações para a segurança do trânsito, enfatizando que “juntos podemos salvar milhões de vidas”.
O foco nacional da Semana vem ao encontro do trabalho realizado pela Autran, que prega a mudança de atitude e comportamento dos motoristas, motociclistas e pedestres.
Ao longo do mês de agosto e da primeira quinzena de setembro, a Autran esteve visitando alguns colégios do Município de educação infantil e do ensino fundamental, já estando agendado a visita a outros colégios.
Os colégios vêm trabalhando dentro de sala de aula noções de trânsito, orientando os alunos para que possam melhor se portar nas situações do dia a dia do trânsito, educando, desta forma, o motorista de amanhã.
Nesse trabalho desenvolvido pela escola, a Autran, quando convidada, envia um agente de trânsito para uma conversa com os jovens e as crianças, em um bate papo, onde podem ser esclarecidas as suas dúvidas.
A Autran tem desenvolvido esse trabalho ao lado da Secretaria de Educação, porque acredita que educar as crianças e os jovens é o melhor caminho para um trânsito melhor, mais consciente e mais seguro.
A Autarquia iniciou a Semana Nacional com uma ação de conscientização na Av. Galdino do Vale, próximo ao Clube do Xadrez, distribuindo rosas, panfletando e orientando os motoristas a usarem o cinto de segurança.
Indagados porque estavam recebendo a rosa, foi respondido que era uma gentileza, já que um trânsito melhor se faz de pequenas gentilezas. Uma atitude gentil, mesmo que isolada, pode ser transformadora. As pessoas são influenciadas por gestos positivos. Significa fazer pelo próximo o que gostaríamos que fizessem por nós, como a cordialidade e o respeito, que são os ingredientes necessários para que o trânsito flua melhor, evitando-se todo o estresse que até uma pequena saída pode ocasionar.
Na segunda-feira, a Autran, acompanhada de uma turma de jovens aprendizes do Sest/Senat, estiveram fazendo esse trabalho de conscientização na Pça de Olaria e na Via Expressa, próximo ao CIEP, onde os carros andam em muita velocidade.
A equipe constatou no local que um alto índice de condutores não usavam o cinto de segurança e, na ocasião, foram orientados a colocá-lo.
Na 6ª feira, a Autran estará fazendo um trabalho de conscientização no sinal da Pça Dermeval Barbosa Moreira e na faixa da Av. Alberto Braune, próxima à Rua Augusto Cardoso. Ainda na 6ª feira, a Honda estará na Pça Dermeval Barbosa Moreira próximo ao Ienf, fazendo um checkup nas motocicletas, a fim de que seja feita uma manutenção preventiva. Serão distribuídos vales brindes, que poderão ser retirados na loja.
No sábado, a Autran fará um trabalho de conscientização voltado para o pedestre, próximo à Rua Monte Líbano.
Por fim, na 2ª feira, será oferecida uma palestra na Acianf, às 19h30, para abordar a linguagem de nosso carro. Vagas limitadas.
A Autarquia continuará realizando o trabalho de educação no trânsito junto às escolas e já vem desenvolvendo outros trabalhos de mobilização para o motociclista.
Programação:
Dia 23/09 (sexta-feira)
Centro: De 09h00 às 10h30 – Panfletagem junto aos carros e motos no sinal de início da Av. Alberto Braune e Ação de Conscientização junto à faixa para Pedestres nas proximidades da Casas Bahia;
Centro: De 09h00 às 16h00 – Honda tá na praça – Checkup das motocicletas na Pça Dermeval Barbosa Moreira (próximo ao IENF);
Dia 24/09 (sábado)
Centro: De 09h30 às 10h30 – Ação de Conscientização para pedestres junto ao sinal da Rua Monte Líbano.
Dia 26/09 (segunda-feira)
Centro: De 19h30 às 21h30 – Palestra ministrada pelo GRAF – Projeto Empreender da Acianf Tema: Conheça a linguagem do seu carro – Local: – Av. Alberto Braune, nº 111, sobrado.
Deixe o seu comentário