(SECOM) Promover o Turismo do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Esse é o mote do Salão de Turismo do Rio de Janeiro–Brite 2012 (Brazil International Tourism Exchange), realizado entre os dias 28 e 30 de setembro no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O evento, que é considerado o maior do setor na América Latina, contabilizou neste ano números expressivos: 65 mil visitantes, 175 expositores das cinco regiões brasileiras e 200 operadores de 35 países. Expressiva também pode ser classificada a presença do município de Nova Friburgo nos três dias do evento. O estande institucional da Secretaria municipal de Turismo gerou a curiosidade e a identificação do público em quase todos os momentos da feira. Dessa forma, o governo municipal de Nova Friburgo, em parceria com o Sebrae, a Acianf (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo), o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e os empresários de Nova Friburgo, apresentou as principais vocações da cidade no que diz respeito ao artesanato, turismo receptivo, hotelaria, agências de turismo, aromas, joalheria, moda íntima, gastronomia, turismo de aventura, cultura e diversos outros segmentos.
O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, destacou que a união do governo municipal, por meio da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, com a Acianf, o Convention, os empresários e todo o Trade do Turismo, mostra que a cidade pode se desenvolver de forma planejada e organizada, e o melhor, de maneira participativa. “O Salão de Turismo é uma oportunidade de mostrar quase tudo o que temos de bom para os mercados nacional e internacional. E isso, não podemos negar, é fruto de uma sólida parceria formada com o governo do estado”, frisou o prefeito de Nova Friburgo.
Com o tema “Cores e Sabores do Brasil”, o Salão de Turismo - Brite 2012 busca mudar a percepção do turista de que o Rio de Janeiro, e por extensão o Brasil, seja representado apenas por samba, praia, mulher e carnaval. Assim, o plano da Feira de Turismo é divulgar matérias-primas que não são muito exploradas no exterior, como as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Conforme descreveu o chefe de Gabinete da Secretaria estadual de Turismo, Marcos Pereira, a proposta apresentada no Salão de Turismo 2012 atende todo o planejamento do governo do estado. “Os municípios, de forma muito participativa e criativa, vêm fortalecendo mais a promoção do Turismo do nosso estado. No caso de Nova Friburgo, a união de esforços do Trade do Turismo, com o governo municipal, é perceptível ao vermos a brilhante apresentação de Nova Friburgo, demonstrando o potencial turístico da cidade, na cultura, na gastronomia e no calor humano, esses tão típicos da Região Serrana”, enalteceu o chefe de gabinete.
A secretária municipal de Turismo de Nova Friburgo, Bianca Tempone, explicou a razão do sucesso do estande de Nova Friburgo no Salão de Turismo: “O nosso estande é um dos mais visitados da feira, e acredito que isso seja o resultado da união que propomos aos empresários e instituições de Nova Friburgo, que aqui estão representados. Além disso, visualmente falando, nossos produtos e serviços realmente chamam a atenção, e ainda temos um povo hospitaleiro e carinhoso, assim o resultado não poderia ser diferente”, enalteceu a secretária.
Na edição desse ano, o Salão de Turismo, em conjunto com a Brite, permitiu que o evento tivesse uma maior amplitude, como destacou Fernanda Gripp, gerente Regional do Sebrae em Nova Friburgo. “O Salão de Turismo desse ano ficou ainda mais legal, com a participação do Brite. Ele foi criado para mostrar o interior do estado e Nova Friburgo é uma das cidades de destaque da Serra Verde Imperial. Ela está muito bem representada, com produtos diversos, em um estande movimentado, em uma feira muito agitada e importante. Nova Friburgo tem uma atratividade natural que os visitantes logo percebem, além de termos excelentes produtos e serviços”, afirmou Fernanda, que disse ainda que o Rio de Janeiro é um público-alvo para Nova Friburgo, em especial a Zona Sul.
Para o vice-presidente da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Nauro Ghres, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis participaram da Feira com excelência, com representação em peso dos empresários e instituições locais. “Podemos ver que os estandes que não fazem parte da Região Serrana não estão tão cheios, isso mostra um destaque, um diferencial das cidades da Região Serrana. Isso mostra também que o empresariado comprou a ideia. E em Nova Friburgo, o governo municipal uniu as forças para estar aqui tão bem representado. Sem dúvida, o público responde melhor quando percebe que o trabalho está bem feito, e isso atrai muito”, disse Nauro Ghres, destacando ainda que na ocasião do Salão, os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis foram convidados a participar do Festival de Turismo de Gramado, em novembro desse ano.
O fato de a cidade de Nova Friburgo estar bem alinhada com o governo do estado, como afirma a secretária de Turismo de Nova Friburgo, Bianca Tempone, representa a chance de parcerias promissoras, que visem fomentar e alavancar o turismo não só de Nova Friburgo, como em todos os municípios da Serra Verde Imperial. “Inclusive fomos convidados, juntamente com Teresópolis e Petrópolis, para participarmos do Festival de Turismo de Gramado (RS). Nesse evento, Nova Friburgo vai novamente mostrar todo o seu potencial, assim como no Salão de Turismo 2012”, destacou Bianca Tempone.
A subsecretária municipal de Turismo, Mabel Póvoa, lembrou que para Nova Friburgo se apresentar na feira foi necessário mais de um mês de preparativos. “Tivemos que fazer uma série de reuniões, com todos os segmentos do Trade Turístico, para que pudéssemos mostrar o que temos de melhor, isso de forma planejada e organizada. Por isso é um estande com uma procura enorme”, explicou a subsecretária.
Já a gerente de Projetos da Secretaria municipal de Turismo de Nova Friburgo, Waléria Mendonça, explicou que o diferencial na participação de Nova Friburgo na Feira se deve ao fato de a Secretaria de Turismo não vender os produtos e serviços, mas sim os próprios empresários é que fazem a comercialização. “Os empresários é que estão comercializando os seus produtos e serviços, lembrando que a Feira representa não apenas a oportunidade de vendas imediatas, mas também a chance de se fazer bons contatos institucionais e comerciais”, disse a gerente de Projetos, lembrando ainda que o Coral da Colônia Portuguesa, um grupo de Dança Libanesa e o grupo Mineiro Pau de Três Picos, representando a Cultura friburguense, também agitaram a Feira de Turismo Brite 2012.
O empresariado de Nova Friburgo pôde participar das rodadas de negócios propostas pela Feira, que gerou no total 2.400 encontros na Bolsa de Negócios. Também houve a participação de 1.600 profissionais do Turismo no Fórum do Conhecimento e 226 hoteleiros participaram do Encontro Internacional de Hotelaria. Além disso, o Brite 2012 teve ainda 50 palestras sobre o setor, 45 shows folclóricos e 10 espaços gastronômicos. De acordo com a organização, o evento deve gerar R$ 800 milhões em volume de negócios.
O Salão Estadual de Turismo foi uma realização da Escala Eventos, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, e patrocínio do Ministério do Turismo, Embratur, Prefeitura do Rio de Janeiro e Sebrae-RJ.
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