Nova Friburgo tem muito a comemorar durante a Semana de Amamentação

terça-feira, 03 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Dalva Ventura

Nova Friburgo é exemplo na prevalência de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, 47,4%, uma das taxas mais altas do estado. Chegar a este índice não foi um processo fácil, muito pelo contrário. Da mesma forma, manter uma taxa tão alta vem exigindo um cuidado permanente por parte dos profissionais de saúde engajados no processo. De modo especial, de uma médica que há mais de duas décadas entrou de peito aberto nesta luta.

Estamos falando da pediatra Rosane Siqueira, ela própria mãe de seis filhos, “todos criados com leite de peito”, e que realiza um trabalho permanente, meticuloso, “de formiguinha”, como coordenadora do Programa de Aleitamento Materno do município e da Região Serrana. Nos últimos dias, Rosane vem tendo mais trabalho do que nunca por conta da Semana Mundial da Amamentação, entre os dias 1º a 7 de agosto, envolvendo uma série de atividades dirigidas a mães e profissionais de saúde.

“Nunca é demais lembrar a importância do aleitamento materno para a saúde das crianças e também das mães”, acredita a médica. “Este é um trabalho que não pode ser interrompido, tem que ser continuado”, continua. Para tanto, durante a Semana Mundial de Amamentação, Rosane não abre mão de promover inúmeras atividades, com ênfase nos cursos de capacitação para os profissionais da saúde da região.

Neste ano o tema escolhido para a semana se voltou para a divulgação de práticas facilitadoras da prática nos hospitais e maternidades. A ideia é melhorar a qualidade da assistência a gestantes, mães e bebês nesta fase tão especial de suas vidas. Nunca é demais repetir que a amamentação contribui substancialmente para reduzir o desmame precoce e a mortalidade infantil, daí a importância de todas as campanhas e políticas voltadas para sua difusão.

A Semana Mundial de Amamentação 2010, cujo tema é Amamentação – Vamos cumprir os dez passos! Um caminho amigo da criança, está sendo celebrada por mais de 170 países. Além de relembrar a importância dos dez passos (ver quadro), a Semana Mundial deste ano comemora o vigésimo aniversário de criação da iniciativa ‘Hospital Amigo da Criança’, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef.

Durante toda a semana estão sendo realizadas atividades para reforçar ainda mais a importância do aleitamento materno em Nova Friburgo. Uma delas é um curso de capacitação na Policlínica Centro para enfermeiros, médicos e outros profissionais das unidades básicas, de Saúde da Família e das Policlínicas, que termina na próxima quinta-feira, 5, no auditório do Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune. O tema? Amamentação: uma resposta vital em situações de emergência.

Como acontece todas as segundas-feiras, ontem, 2 de agosto, houve curso de gestantes do Hospital Maternidade, que nesta semana enfatizou a prática da amamentação e como superar as dificuldades que possam vir a surgir, especialmente nas primeiras semanas. Nesta terça-feira, 3, haverá festa na Unidade Básica de Saúde da Família de Campo do Coelho, com teatrinho e participação da Boneca que Amamenta e distribuição de camisetas de bebês com o tema da campanha deste ano: Leite materno: primeiro passo no caminho da saúde!.

Amanhã, 4, as equipes de Saúde da Família estarão fazendo visitas domiciliares nos distritos, dirigidas principalmente às gestantes e mães. O programa continua na quinta-feira, 5, das 8h às 11h30, na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, com o Grupo de Apoio à Amamentação, para mães, recém-nascidos, pais e familiares, com participação da Boneca que Amamenta. Haverá teste do pezinho e vacinação dos bebês.

A semana terminará com chave de ouro. As doadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Nova Friburgo serão homenageadas na manhã de sexta-feira, 6. Além de visitarem os bebês da UTI Neonatal, que recebem leite humano pasteurizado no Banco de Leite local, participarão de atividades nas salas de espera do pré-natal e do grupo de apoio à amamentação para gestantes, mães e bebês.

Vale lembrar que o Hospital Maternidade de Nova Friburgo foi reavaliado em maio deste ano pelo Ministério da Saúde e manteve o título de Hospital Amigo da Criança. A maternidade local dispõe de alojamento conjunto e de Banco de Leite Humano. Em determinadas situações, adota a prática ‘mãe canguru’. Tem todo um trabalho de estímulo e orientação à amamentação, evitando cesárias desnecessárias e coibindo a entrada de chupetas e mamadeiras, considerados prejudiciais no processo de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. Atualmente mais de 20 mil hospitais já foram certificados com este título. No Brasil 331 já contam com este selo de qualidade, entre os quais, o Hospital Maternidade de Nova Friburgo.

Além disso, o Banco de Leite Humano do município é reconhecido pelas mães como um ponto de apoio na prática da amamentação e pelo fornecimento de leite humano pasteurizado aos recém-nascidos de risco, internados na Unidade Neonatal.

Dez passos decisivos no sucesso da amamentação

Todos os estabelecimentos que oferecem serviços obstétricos e cuidados a recém-nascidos devem:

1º - Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2º Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.

3º Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

4º Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento.

5º Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6º Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.

7º Praticar o alojamento conjunto, permitindo, assim, que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8º Encorajar o aleitamento sob livre demanda.

9º Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças que mamam no seio.

10º Encorajar a formação de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade