Nova Friburgo será a Cidade da Leitura

quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo será a Cidade da Leitura
Nova Friburgo será a Cidade da Leitura

Um desafio e tanto. Assim será o trabalho que a nova Secretaria Pró-Leitura vai propor a Nova Friburgo. A meta é dar ao município o título de Cidade da Leitura. À frente desse desafio está Álvaro Ottoni de Menezes (foto), ex-secretário de Cultura do Rio de Janeiro e renomado educador e escritor de 26 livros do gênero infanto-juvenil.

Premiado na Bulgária, sendo indicado melhor autor estrangeiro, e no Brasil apontado como Personalidade Educacional do Ano pelo jornal Folha Dirigida e Academia Brasileira de Educação (2007); teve indicação também ao Prêmio Jabuti (2006); vencedor do Prêmio José Cândido de Carvalho, pela Academia Brasileira de Letras; e também membro da Academia Friburguense de Letras.

De início Álvaro pretende ampliar o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal durante a semana até as 22 horas e aos sábados, das 8h às 12h, horário que vai atender melhor aos trabalhadores do comércio – atualmente funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Outro objetivo da nova direção será tornar a biblioteca mais interativa. “Assim como só a sala de aula viva fará o ser integral, a Biblioteca Municipal também tem que ser viva”, afirma Álvaro.

Para o sucesso do projeto serão traçados planos de entrevista com educadores, sociólogos, filósofos e antropólogos, e haverá mesa-redonda, música, dramaturgia, contação de histórias infantis, teatro, artes plásticas, conversas com escritores, ilustradores, enfim, atividades que remetem ao prazer da leitura. Também será criado programa de TV chamado Trelelê-Tralalá, voltado para a literatura infantil e infanto-juvenil, a ser exibido duas vezes por semana num canal a cabo da cidade e tendo duração de 30 minutos. Essas serão algumas das atividades implantadas na biblioteca municipal e desenvolvidas pelo novo secretário, que responde também pela direção das bibliotecas públicas locais.

Em setembro, será criada a 1ª Jornada de Literatura na cidade. O evento vai envolver educadores, estudantes e pessoas interessadas na área da educação. Durante uma semana professores de 12 municípios vizinhos a Nova Friburgo vão poder participar de palestras e oficinas com variados temas pedagógicos.

Ainda farão parte do evento a Feira Internacional do Livro de Nova Friburgo, a formação de agentes jovens de leitura, formação de multiplicadores de história, oficina de contação de histórias, palestras na biblioteca para jovens e adultos e ainda a capacitação de todos os professores da rede municipal de ensino no que diz respeito à literatura.

Outro ponto alto do evento e que envolverá a participação de toda a comunidade friburguense serão os dias do livro amigo, durante os quais haverá contação de histórias por toda Nova Friburgo: nos ônibus, nas praças, no hospital, na delegacia, nos shoppings e vários outros lugares. Muitos livros serão esquecidos por toda a cidade, em bancos de praças, em supermercados etc., para quem encontrá-los poder apreciar o prazer de uma boa leitura. Esses livros terão dedicatórias como, por exemplo, “Esse livro é seu que o achou. Faça bom proveito. Leia. Deixe-o em um canto qualquer. Ou que tal abandonar um outro livro por aí também?”.

Sobre a Biblioteca Municipal

Atualmente a Biblioteca Municipal recebe doações de toda a comunidade e possui aproximadamente 28 mil volumes com os mais variados assuntos. A média mensal de visitantes é de 3.500 pessoas e oferece serviços como internet, pesquisas em geral e, claro, empréstimos de livros. Qualquer pessoa pode ser sócia, basta levar uma foto 3 x 4, carteira de identidade, CPF e uma cópia do comprovante de residência. A Biblioteca Municipal fica na Rua Farinha Filho 50, no Centro, anexo ao prédio da Câmara Municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade