Nova Friburgo sediou encontro regional sobre diversidade sexual

segunda-feira, 19 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A 1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu nesta quarta-feira, 14, das 9h às 17h no colégio estadual professor Jamil El-Jaick, contou com vídeos, palestras e debates para informar os diretores de escola - o público-alvo do encontro - sobre diversidade sexual nas instituições de ensino público.

Organizada pela Secretaria estadual de Educação em parceria com a Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, em Nova Friburgo, a jornada concentrou três coordenadorias regionais serranas, congregando 101 escolas de 15 municípios. O objetivo do encontro, o sétimo realizado até agora, foi sensibilizar os gestores sobre a cidadania da população LGBT, o respeito e a aceitação da orientação sexual dos alunos, o combate à homofobia e a convivência pacífica nas escolas.

A assistente da Coordenação de Diversidade Educacional da Secretaria estadual de Educação, Sílvia Cruz, revelou que, de acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), o índice de evasão escolar por conta de discriminação sexual é de 20%. Ela espera que os diretores de escolas que participaram da 1ª Jornada de Educação e Cidadania LGBT atuem como multiplicadores, repassando as discussões para os professores e planejando ações pedagógicas “para enfrentar a realidade existente nas escolas”.

Segundo acrescentou Sílvia, “as discussões sobre diversidade sexual agora viraram política pública”. De fato, a Lei nº 3406, de 15 de maio de 2000, estabelece penalidades aos estabelecimentos localizados no Rio de Janeiro que discriminem pessoas em virtude de sua orientação sexual. E por meio do decreto nº 40822, de 2007, foi constituída a Câmara Técnica para a elaboração do programa estadual de combate à homofobia e promoção da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais travestis e transexuais.

Participaram da jornada em Nova Friburgo, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria estadual de Assistência Social, Cláudio Nascimento e Silva, a coordenadora de Diversidade Educacional da Secretaria estadual de Educação, Rita de Cássia Rodrigues da Silva, a coordenadora do Centro de Referência e Combate à Homofobia de Nova Friburgo, Sílvia Furtado, e o vice-presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade