Nova Friburgo será palco da Conferência de Cultura da Região Serrana, que faz parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura e acontece neste sábado, 31, no Nova Friburgo Country Clube, das 9h às 17h. O encontro reunirá diversos artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades e gestores públicos de todos os municípios da Região Serrana, objetivando aprofundar o diagnóstico obtido nos encontros municipais, recém-realizados em todos os municípios da região.
Esse diagnóstico apontará potencialidades e carências, informação que subsidiará propostas com vistas à melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. Ao final deste processo as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas num projeto de Lei Estadual da Cultura.
O secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, enfatiza a importância de se trazer novos projetos para a cidade. “Temos conseguido fortalecer o prestígio da cidade no cenário estadual. Ao longo desses 19 meses várias parcerias com o governo do estado, culminando com o patrocínio do festival, tem sido realizadas”, afirma Roosevelt.
O convite para a Conferência de Cultura em Nova Friburgo está aberto a todos os gestores públicos de cultura e os agentes culturais fora da cidade, como Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes, Cachoeiras de Macacu.
Mais informações sobre a Conferência de Cultura da Região Serrana pelos e-mails comunicação.pecrj@cultura.rj.gov.br e comunicação.pecrj@gmail.com, ou ainda através dos telefones da Coordenadoria do Plano Estadual de Cultura: (21) 2333-1332 e 2333-1336.
“A participação de todos é extremamente importante para contribuir na elaboração do Plano Estadual de Cultura e ajudar a construir políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense”, frisa Roosevelt.
Programação
9h às 10h – Cadastramento
10h às 11h – Abertura oficial: composição da mesa com secretários municipais de Cultura e representantes da Secretaria Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Ministério da Cultura
11h às 12h30 – Palestras e debate (tema a definir)
12h30 às 14h – Almoço no local
14h às 15h – Palestras e debate (tema a definir)
15h às 15h30 – Plano e Sistema Estadual de Cultura: apresentação do diagnóstico preliminar da Região Serrana e propostas de encaminhamentos, por Delmar Cavalcante (SEC) e Zeca Barros (SEC)
15h30 às 17h – Debates sobre temas e propostas apresentados pelos palestrantes
Deixe o seu comentário