Nova Friburgo sediou, em 16 de setembro, o II Encontro dos Grupos Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) da Região Serrana, que contou com a presença de produtores orgânicos de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Duas Barras, Guapimirim e Magé. O encontro foi uma realização conjunta da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária (através do Rio Rural, da Emater-Rio e da Pesagro-Rio), Embrapa Agrobiologia e da Abio (Associação de Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro).
O objetivo do evento foi discutir meios de fortalecer os agricultores orgânicos, com apoio de consumidores, técnicos e pesquisadores. Outro tema importante da reunião foi a construção de canais de comercialização específicos para a Região Serrana, no intuito de aumentar a oferta desses alimentos em âmbito regional e estadual. Na ocasião, houve ainda troca de sementes e um almoço orgânico, cujos ingredientes foram oferecidos pelos próprios participantes.
Coordenadora regional do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural e pesquisadora da Pesagro-Rio em Nova Friburgo, Maria Fernanda Fonseca explica que os sistemas participativos de garantia são mecanismos que avaliam a conformidade de uma produção. “Os SPGs contribuem para aumentar a qualidade do cultivo orgânico”, resumiu.
O primeiro encontro dos grupos de SPGs da Serra ocorreu em junho deste ano, em São José do Vale do Rio Preto, e contou com a participação de produtores de cinco diferentes municípios, além de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A reunião foi promovida através de parceria entre a Associação de Produtores Orgânicos do Vale do Rio Preto (Horta Orgânica), Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, Abio e Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Parceria com Sebrae fortalecerá cadeia de orgânicos
Na primeira quinzena de setembro, o Rio Rural e o Sebrae-RJ anunciaram que estão articulando uma parceria para estimular ações de desenvolvimento sustentável na pecuária leiteira e na cultura orgânica, que pretende beneficiar cerca de 500 agricultores familiares. Na cadeia dos orgânicos, será trabalhada a transição do modo de produção convencional para um sistema agroecológico. O objetivo é fortalecer o homem do campo e ajudá-lo na comercialização para a merenda escolar e para outros projetos governamentais como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Deixe o seu comentário