Nesta sexta-feira, 12, às 20h, o Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê promove a abertura do 45º Encontro de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado no Sindicato dos Têxteis (Rua Augusto Spinelli 84, Centro).
No restante do fim de semana haverá ainda diversas atividades no Colégio Canadá, em Olaria. No sábado, a partir das 7h30, acontece café da manhã, seguido de palestras e oficinas. Das 12h30 às 13h30 haverá intervalo para almoço e, na parte da tarde, grupos de trabalho debatem temas como educação, mulher, saúde, religiosidade e política. Haverá também reunião com representantes do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Cenierj). À noite, após o jantar, estão programadas apresentações de grupos culturais.
Finalizando o encontro, no domingo haverá, no mesmo horário do dia anterior, café da manhã e, das 10h às 12h30 serão realizadas palestras e apresentações de grupos de trabalho. Logo após, almoço de confraternização, encerrando as atividades.
As instituições
O Centro Cultural Afro Brasileiro Ysun-Okê (que significa nascente das montanhas na língua nagô) desenvolve atividades em Nova Friburgo e adjacências desde 1987. Seu principal objetivo é trabalhar em prol do respeito e do resgate das histórias e culturas africanas no Brasil, com um foco maior na região.
O Ysun-Okê realiza diversos eventos, porém, o 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, há vários anos é sua atividade de maior impacto, visto que não acontece apenas no dia em si, mas também ao longo de toda a semana anterior ou posterior à data. Segundo os responsáveis pela entidade, trabalhar o Dia Nacional de Conscientização Negra é uma das formas encontradas para preservar a memória, além de construir a história e refletir sobre a realidade da raça negra.
Em setembro de 1987 foi realizado em Nova Friburgo o primeiro Encontro de Entidades Negras do estado, promovido por um grupo de associações, denominadas Conselho de Entidade Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro. Sua meta é assessorar e auxiliar instituições afro-brasileiras das regiões Serrana, dos Lagos, Fluminense, Sul e Metropolitana, compondo os municípios de Cachoeiras de Macacu, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e cidades vizinhas.
O Cenierj teve como seu principal mentor Jorge Santana, do Centro de Estudos Brasil África (Ceba), hoje presidida por seu filho. Segundo a nova direção executiva, a instituição prima pelo desenvolvimento e aplicabilidade das ações afirmativas e políticas públicas de promoção pela igualdade racial.
Deixe o seu comentário