Nova Friburgo renasceu com o Alunão: escola de Conselheiro Paulino encanta público com a metáfora da flor de lótus

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo renasceu com o Alunão: escola de Conselheiro Paulino encanta público com a metáfora da flor de lótus
Nova Friburgo renasceu com o Alunão: escola de Conselheiro Paulino encanta público com a metáfora da flor de lótus

Vinicius Gastin
O Alunos do Samba levou em seu canto de superação a originalidade e a reflexão para a Avenida Alberto Braune. A escola de Conselheiro Paulino exaltou “Os Mistérios da Flor de Lótus”, a planta que nasce a partir da lama, e fez uma metáfora com a tragédia de 2011 em Nova Friburgo. Empolgados, os componentes cantaram o samba-enredo durante todo o tempo e contagiaram o público. Alguns momentos foram marcados pela dor, outros pela emoção e, por fim, a esperança de renascimento.
A responsabilidade de atravessar a passarela do samba após as empolgantes passagens de Vilage e Saudade era grande, mas o Alunão não decepcionou. O desfile teve em seu início um grande carro rico em detalhes, com a bela escultura de um rosto e a predominância da cor marrom, retratando o cenário de devastação. Uma das alas retratou o mar de lama do dia seguinte à catástrofe, e seus integrantes, envoltos por um lençol, simulavam o movimento das águas. O segundo carro trouxe o que a escola chamou de tragédia política e a ambição dos governantes, com direito a notas de cem reais na boca dos dragões. Em destaque, uma belíssima escultura de uma mãe aos prantos, segurando o filho em seus braços. 
“Em meio à desgraça e à cobiça, anjos se tornam heróis.” O trecho do samba fez referência às instituições e pessoas que ajudaram de alguma forma a amenizar o sofrimento das famílias na época da tragédia, e foi simbolizado por um carro repleto de anjos. A harmonia da escola vestiu o uniforme da Defesa Civil e a bateria relembrou o Corpo de Bombeiros. Os ritmistas de mestre Arilson por vezes pararam e o público cantou a plenos pulmões a emoção de relembrar o fato marcante na história do município.
No momento final do desfile, a Alunos do Samba mostrou o renascimento de Nova Friburgo utilizando as cores da escola, com destaque para o azul, a cor da flor de lótus. A planta que foi tema do enredo foi trazida pelo Zé Carioca, o símbolo da agremiação, no último carro da escola. Missão cumprida: durante a passagem do Alunão, Nova Friburgo renasceu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade