Karina Monnerat
O número de casos de dengue em Nova Friburgo está elevado. No último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, na sexta-feira, 6, foram confirmados 324 casos e 228 suspeitos. Numa análise feita pelos agentes que fazem o trabalho de prevenção da doença foi possível diagnosticar que metade dos criadouros estão em caixas d’água. Este ano em especial, devido à tragédia de janeiro, o acúmulo de lixo está sendo um grande contribuinte para o aumento desses criadouros.
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental é responsável pelo controle da dengue na cidade. De acordo com Leila Demani Araújo, coordenadora do setor, o trabalho de visita em domicílio, que tem como objetivo prevenir a dengue e destruir os depósitos, é feito durante todo o ano, mas no período de março a junho é quando o mosquito transmissor Aedes aegypti se prolifera com mais facilidade, o que resulta em mais pacientes infectados.
Está sendo feito ainda um estudo para diagnosticar as áreas onde a doença tem maior incidência, mas os bairros Jardim Ouro Preto, Califórnia e Jardinlândia, em Conselheiro Paulino e o distrito de Riograndina já estão entre os que registraram maior número de casos. Apesar dos altos números, Leila lembra que o município não está passando por uma epidemia, mas que a população precisa fazer a sua parte para evitar que a dengue seja um problema.
Como evitar a dengue
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada;
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe a água da chuva acumulada na laje;
- Lave semanalmente por dentro e com escova e sabão os tanques utilizados para armazenamento de água;
- Mantenha bem tampados os tonéis e barris d’água;
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;
- Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
- Coloque os lixos em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
Deixe o seu comentário