Nova Friburgo: referência nacional em saneamento em 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal, vai ministrar a palestra “Nova Friburgo: referência nacional em saneamento em 2012”, no dia 24 de maio de 2012, às 18h, no auditório do Senai, como parte das ações do Fórum Eco Serra.

Na ocasião, Christian Portugal vai falar sobre a implantação das Estações de Tratamento de Esgoto em Nova Friburgo (as ETEs), a coleta dos esgotos através dos interceptores às margens do rio, o processamento na ETE e a devolução dos efluentes tratados ao meio ambiente.

A Eco Serra é uma realização do Sistema Firjan, através da Representação regional Centro Norte Fluminense, e o Sebrae-RJ, e será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Nova Friburgo, com foco nas indústrias da região e seu relacionamento com o meio ambiente. O evento tem como público-alvo os empresários e colaboradores das indústrias de construção civil, metal-mecânico, vestuário, gráfico e alimentação, além de estudantes universitários.

ETEs: compromisso da Águas de Nova Friburgo com o futuro

A escolha do tema para a palestra na Eco Serra se deve à inauguração da terceira e maior Estação de Tratamento de Esgoto—a ETE Centro—ainda este semestre em Nova Friburgo. Esta unidade tratará 35% de todo o esgoto coletado no município ou 460 milhões de litros de esgoto por mês e atenderá 15 bairros da cidade.

A Estação de Tratamento do Centro se encontra em fase final de construção em um terreno de 2000 m², no Vale do Sol, próximo a Duas Pedras.

Juntas, a ETE Centro e a ETE Olaria (primeira estação de esgoto inaugurada em julho de 2010) vão tratar 65% do esgoto coletado no município, acima da média nacional, que é de 39%. Nova Friburgo será, então, referência nacional em saneamento.

Ainda como parte da palestra, o Superintendente Christian Portugal vai explicar como funciona a coleta dos esgotos através dos interceptores às margens do rio. Uma solução já consagrada e utilizada em diversos municípios do Brasil e exterior, tais como Poços de Caldas, Cachoeiro de Itapemirim, Viçosa, Strasbourg e Bordure (França).

Além disso, caracteriza uma forma rápida e eficiente de solucionar a questão do lançamento de esgoto não tratado na bacia do Rio Bengalas.

A instalação dos interceptores é feita com auxílio de equipamentos tais como geradores e escavadeiras hidráulicas.

Até 2013, a Águas de Nova Friburgo terá construído seis estações de tratamento de esgoto, beneficiando a população com mais de um bilhão de litros de esgoto tratados por mês.

AS ETEs são: ETE Olaria, ETE Centro, ETE Conselheiro, ETE Cônego, ETE Ponte da Saudade, ETE Córrego Dantas

A ETE de Campo do Coelho (2ª estação de esgoto inaugurada em 2011) não estava prevista no cronograma original de obras da concessionária e resultou de um convênio entre a Prefeitura, a Serla (órgão atualmente incorporado ao Inea) e o Consórcio Intermunicipal BNG2, órgão executivo do Comitê de Bacia Rio Dois Rios.

O investimento da Águas de Nova Friburgo será na ordem de mais de oitenta milhões de reais. Resultado: rios limpos, esgoto tratado. Tudo isso em apenas cinco anos. Os benefícios diretos: recuperação da qualidade de vida da população, da capacidade do turismo e, consequentemente, do potencial econômico da cidade. Um sonho para os Friburguenses que a Águas de Nova Friburgo vai concretizar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade