Nova Friburgo recebe três lotes de vacinas contra gripe em menos de uma semana

Desde o início da campanha, segundo a coordenadoria de imunização municipal, Nova Friburgo já recebeu cinco cotas da vacina
quarta-feira, 11 de maio de 2016
por Karine Knust
Nova Friburgo recebe três lotes de vacinas contra gripe em menos de uma semana

Em menos de uma semana, a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu três lotes de vacinas contra gripe. No último dia 5, após especulações de que o suprimento já teria acabado, o Ministério da Saúde enviou sete mil doses. Para suprir a grande procura por imunização, já na sexta-feira, 6, chegaram outras cinco mil unidades. Essas doses acabaram no começo desta semana. Por isso, nesta quarta-feira, 11, mais três mil medicamentos foram liberados e distribuídos entre os postos de saúde da cidade.

Desde o início da campanha, segundo a coordenadoria de imunização municipal, Nova Friburgo já recebeu cinco cotas da vacina, o que corresponde a um total de cerca de 42 mil doses distribuídas às unidades de saúde até o momento. O que chama atenção, entretanto, é que, de acordo com o número estipulado pelo governo federal, faltam apenas cinco mil doses para atingir a quantidade liberada para a cidade — 47 mil. 

Para evitar que a população friburguense que faz parte do grupo de risco não fique sem a vacina, a coordenadora de imunização do município, Ana Paula Lessa, orienta: “Muitas pessoas de cidades vizinhas têm o costume de aproveitar a vinda a Nova Friburgo para se vacinar nos postos daqui.

No entanto, o governo federal envia as doses de acordo com a população local. Por isso, a orientação é que cada um tome a vacina em sua própria cidade”, diz. A vacinação oferecida pelo governo federal é destinada a grupos considerados mais vulneráveis a gripe: crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, doentes crônicos, idosos, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais de saúde. Além de imunizar a população contra o vírus H1N1, a vacina também combate outros dois subtipos da doença, o H3N2 e a Influenza B. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o próximo dia 20. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacinação | vacina | H1N1
Publicidade