Simultaneamente nos 92 municípios do estado ocorreram na segunda-feira, 24, mobilizações do chamado “dia D de sensibilização” do Parlamento Juvenil, projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro criado com o objetivo de renovar a política fluminense e dar mais possibilidades de protagonismo aos jovens, que este ano está sendo coordenado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira.
Nascido em Nova Friburgo, o parlamentar visitou diversas escolas estaduais do município — entre elas Feliciano Costa, Canadá, Jamil El-Jaick e Augusto Spinelli — para divulgar a nona edição projeto, falar um pouco sobre a política estadual e convidar os estudantes a participarem ativamente da iniciativa. “A aversão à política é uma aversão a si mesmo e à sociedade, pois todos somos seres políticos. Portanto, não podemos generalizar. Existem [políticos] bons e ruins, assim como em qualquer outro setor. O Parlamento Juvenil é uma ferramenta importante para mostrar que é possível fazer diferente. O surgimento de novas lideranças é fundamental e sabemos que os jovens querem participar dessa mudança. É uma excelente oportunidade para ampliar a consciência política, e por isso fizemos questão de coordenar essa atividade em todos os municípios do estado”, destacou Wanderson.
A programação para os parlamentares juvenis que forem eleitos é extensa. Além de vivenciar a realidade de um deputado estadual, eles também vão conhecer pontos turísticos como o Pão de Açúcar e o Maracanã; terão a possibilidade de se encontrarem com o governador Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara e participarão de vários cursos, entre os quais planejamento estratégico, oratória, improviso e interpretação. De acordo com o coordenador, a intenção é formar lideranças não apenas para que concorram a cargos eletivos, mas também para que os jovens fiquem mais preparados para o mercado de trabalho.
O Parlamento Juvenil tem como parceiros as secretarias estaduais de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude. Estudantes da rede estadual do 1º e 2º anos do ensino médio, de 14 a 17 anos, podem participar. Pela primeira vez, desde sua criação em 2003, as inscrições são online, e permanecem abertas até a próxima segunda-feira, 31. Através do site: http://www.parlamento-juvenil.rj.gov.br/ é possível ter outras informações sobre o projeto.
Deixe o seu comentário