Nova Friburgo receberá entre os dias 8 e 10 de novembro a primeira edição do Encontro de Bioarquitetura (Eba), maior evento sobre o tema no país. Com apoio do Sebrae/RJ, Energisa, Apex Brasil, Sindicato da Construção Civil Centro-Norte Fluminense e Firjan, o encontro, promovido pelo Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec) em parceria com o Tibá (Centro de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura), tem o objetivo de levantar discussões e trocar experiências sobre formas efetivas de unir o desenvolvimento e a sustentabilidade nos mais diversos tipos de edificações. Os participantes poderão conferir palestras com nomes de peso no cenário nacional e internacional e terão também a oportunidade de aprender técnicas de construções eficientes, com a tribo Xavante e com os membros do Tibá no dia 10, por meio de oficina de tecnologias indígenas e tibana (técnicas desenvolvidas no Tibá).
Levando ao público experiências práticas e teóricas, o Eba pretende levantar questões que envolvem a preocupação com a saúde do ambiente projetado, utilizando tecnologias apropriadas, energias limpas e renováveis. Tudo aplicável de forma efetiva, com materiais naturais, ecológicos e com soluções práticas para o dia a dia. O evento mostra que a arquitetura, em harmonia com a natureza, promove a captação e geração de recursos, favorece no reflorestamento, na preservação da fauna e flora e, prioritariamente, na restauração de áreas degradadas por meio do plantio, manejo e construção, além de defender a redução de resíduos por meio de reuso de materiais e reciclagem são princípios fundamentais para produção e desenvolvimento de cidades sustentáveis.
Para o curador e realizador do evento, Peter Van Lengen, a união dos oito especialistas que comandarão os debates do EBA 2012 vai gerar um panorama de todos os temas-chave da bioarquitetura. “Esses professores vão deixar bem claro o caminho do habitat do futuro próximo, a real salvação da arquitetura sustentável”, espera. “Sabemos e ouvimos todos os dias que precisamos de novas soluções para que o ser humano possa diminuir o processo destrutivo que consciente ou ‘inconscientemente’ tem praticado. É realmente fortalecedora a ideia de trocar experiências e conhecimentos com os atuais mestres de soluções construtivas de baixo impacto ambiental, independente do contexto socioeconômico.”
Entre os palestrantes, Johan van Lengen, autor de “Manual do Arquiteto Descalço” e idealizador das primeiras técnicas de bioarquitetura no mundo; Michael Reynolds, arquiteto americano que foi o primeiro a desafiar as técnicas tradicionais e construir a primeira casa 100% sustentável há 30 anos nos EUA; Marcelo Bueno, especialista no design de ecovilas; Simón Velez, introdutor do uso do bambu como estrutura nas construções; e Kaká Werá, escritor, ambientalista e especialista na cosmovisão e filosofia tupi-guarani, tema interligado com os benefícios de uma casa mais limpa com menos materiais sintéticos e radiação.
Serviço:
Encontro de Bioarquitetura (Eba)
Data e local: Palestras 8 e 9/11, das 7h30 às 19h, no hotel Bucsky em Nova Friburgo. Oficina Dia 10/11, das 7h às 19h, no Instituto Tibá, em Bom Jardim, www.tibarose.com.
Mais informações: www.eba.eco.br.
Deixe o seu comentário