Uma boa notícia chegou a Nova Friburgo na tarde de terça-feira, 26 de abril. O prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto recebeu em seu gabinete representantes da Organização Techint, de Pindamonhangaba (SP), que vem atuando voluntariamente na cidade desde 27 de janeiro, quando foi realizada a primeira visita e reunião com o secretário de Governo, José Ricardo Lima, e o Ten. Cel. da Defesa Civil, Roberto Robadey.
A Organização Techint, através de um Comitê Estratégico, começou a doação de 500 kits às famílias atingidas pelas chuvas, contendo cama de solteiro, mesa com quatro cadeiras e fogão. As peças estão guardadas em um galpão alugado pela empresa e no máximo em 20 dias, todos os kits terão sido entregues.
A ação foi desenvolvida após a elaboração de um Plano de apoio às vítimas das enchentes do Rio de Janeiro, em especial para Nova Friburgo, a cidade mais afetada pela catástrofe. Segundo Rosangela Gomes, coordenadora de Desenvolvimento Social da organização, a iniciativa partiu dos próprios funcionários das empresas ligadas à organização e os kits se multiplicaram. Segundo Rosangela, com o lema de trabalho “Ajudar a quem se ajuda”, a ideia partiu do prefeito Dermeval, que já pensava em como ajudar aos que sairiam dos abrigos para iniciar uma nova etapa da vida.
Rosangela, que esteve acompanhada por Francisco Cunha, da área de logística da Organização Techint, informou que para a seleção das famílias a serem beneficiadas com os kits, foi feita uma avaliação e análise de caso a caso, trabalho este que foi feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Disse Francisco:
— Visitamos diversas localidades como Pilões, Olaria, Conselheiro Paulino, Floresta, Campo do Coelho. Participamos de assembleias, reuniões; fizemos pesquisas com pessoas sentadas em bancos de praças; visitamos igrejas. Queríamos ter base para entregar os kits, baseados em alguns critérios. E por isso priorizamos famílias com idosos e crianças, além de ouvir as orientações da Secretaria de Assistência Social — e emocionado, agradeceu a acolhida: — Os meses que passei aqui ficarão marcados por toda a minha vida. Vivi situações dramáticas. Não dá para ser só engenheiro, ou só motorista — desabafou, ao lado do Prefeito Dermeval Neto e do secretário de Assistência Social, Carlos Antônio Maduro.
O prefeito Dermeval agradeceu a parceria sólida:
— O mais importante é que os kits estão sendo entregues quando todos, praticamente, foram embora. Além de todo o apoio recebido, o importante é o ‘estar junto’. Ainda não foram pagos todos os aluguéis sociais, estamos entre o momento de limpeza e reconstrução. E recebemos a notícia dos 500 kits, trazendo de volta a esperança de um novo lar. Em breve construiremos casas e hoje Deus está presenteando. O remédio chega na hora certa. Além de doar, eles fizeram e farão acompanhamento, com a tranquilidade de que todo o esforço feito vale a pena para atender a quem precisa — declarou Neto.
Maduro ressaltou que o trabalho ainda é grande e que as famílias que estão nos abrigos ainda precisam muita de ajuda solidária.
— A cada dia identificamos necessidades e ações sociais são muito importantes para amenizar os problemas dessas famílias. Nosso prefeito tem esta preocupação com as pessoas que vão sair dos abrigos — comentou o secretário de Assistência Social.
Organização
Assim que representantes da Organização Techint chegaram a Nova Friburgo foi detectado a necessidade de carros com tração para chegar aos locais de difícil acesso — onde encontravam-se as vítimas —, equipamentos e materiais para a Defesa Civil, assim como ajuda para gerenciamento das doações.
Imediatamente foi montado um Plano de ação e gestão de recursos. Quatro pick-up 4x4 com motoristas e um coordenador de logística foi encaminhado ao município. Durante esses três meses, uma equipe da Organização atua junto com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social, ajudando na entrega de alimentos, roupas e materiais de higiene, remédios, etc., nos bairros afastados do centro.
Foram doados: 200 capas com capuz, 35 capacetes, 200 metros de fita zebrada de segurança, 400 peças de lona plástica preta, 30 pares de luvas de raspa de cano curto, seis máscaras respiratórias valvulada, 30 óculos incolor de segurança; cem protetores auricular (espuma cônico) e 10 macacões de Tyveck.
Fazem parte da Organização Techint: Techint — Engenharia e Construção —; Tenaris Confab; Confab Equipamentos; Ternium e Exiros, empresas que desenvolvem trabalhos nas áreas: técnica, comercial, siderurgia, petróleo, plataforma e operacional.
Deixe o seu comentário